TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democrática da Educação

Artigo: Gestão Democrática da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Artigo  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Vídeo 1 – Gestão Democrática da Educação

Aluna: Cristina De Souza Cardoso

A democratização escolar vista de uma forma mais ampla é a idéia de garantia de acesso à escola, somada à garantia de permanência na escola e; ainda mais importante, é garantir uma educação de qualidade que faça efetivamente que todos os alunos aprendam.

A escola para ser democrática, tem também que fornecer espaços para o exercício de cidadania, é importante que o espaço para essa preparação seja concretizado dentro da escola, pois o exercício democrático constrói o cidadão.

A educação de qualidade para ser alcançada, necessita de diversos fatores, em primeiro a mudança do paradigma da escola ( Gestão autoritária X Gestão democrática), enfatizando nessa mudança, a formação humana, valorizando uma nova perspectiva, a qual, centraliza o sujeito aprendente como um ser autônomo, responsável pelo seu processo de construção tendo como principal mediador, o professor.Nesse processo acontece a troca de conhecimentos.

A participação da sociedade local junto à sociedade escolar, incluindo o conselho da escola, se faz uma grande soma na busca por esta criação, de uma escola significativa.

A escola de qualidade é o resultado de lutas históricas, em se tratando de políticas públicas. A desigualdade social é o maior fator que contribui negativamente ao alcance dessa desejada educação. Apesar de os índices brasileiros mostrarem que 97% dos estudantes têm acesso às séries iniciais do ensino fundamental, não se pode considerar esse acesso pleno.

Infelizmente, hoje, o Brasil se encontra em um patamar distante à essa educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com