TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Processo De Saúde No Sistema Prisional

Artigos Científicos: Gestão Do Processo De Saúde No Sistema Prisional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  9.298 Palavras (38 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 38

I – APRESENTAÇÃO

O cotidiano penitenciário apresenta diversas situações que nem sempre são rotineiras no universo particular da população carcerária. Muitos acontecimentos fazem parte da complexibilidade existente na esfera prisional. As práticas adotadas e as atribuições funcionais, de servidores e operadores, dentro das Unidades Prisionais, estabelecem um diferencial que somente os envolvidos conseguem interagir na dinâmica das operações. Diante disso, o trabalho da saúde, nos presídios estaduais, deve atender a dinâmica existencial, porém, deve acima de tudo, garantir aos detentos uma assistência médica pautada nos direitos constitucionais do cidadão brasileiro.

Aprimorar a saúde em todo o contexto atual do Sistema Prisional, não é apenas um desafio, é a forma encontrada para que as melhorias possam acontecer dentro de uma lógica estabelecida pelos olhos do bom senso. As dificuldades, as faltas de recursos e tantos outros problemas podem, de certa forma, alicerçar a dinâmica dos objetivos traçados no sentido de apresentar alternativas de reformas e mudanças.

As pesquisas em torno da busca de soluções rápidas e eficazes fazem parte do procedimento metodológico estabelecido para a praticidade desse estudo. As análises em torno das teorias apresentadas em recursos bibliográficos e as pesquisas de campo completam a investida no esclarecimento de soluções práticas e objetivas. Contudo, acredita-se em novos horizontes na utilização dos recursos existentes, para a conclusão das metas e dos objetivos.

Qualquer tipo de trabalho executado, hoje, que direcione as mudanças, é de suma importância, pois, pode contribuir com a qualidade dos serviços prestados ao bem-estar dos Reeducandos do Sistema Prisional de Mato Grosso.

A realidade do Sistema Penitenciário Nacional é bastante caótica, mas a preocupação com os serviços de saúde e demais serviços de ordem emergenciais vem sendo a tônica dos Gestores Públicos. Dessa forma, muitos avanços vêm sendo identificados com relação à assistência médica aos apenados. De um modo geral, muitas reformas e reestruturações físicas e materiais vêm sendo executadas para as melhorias no atendimento médico hospitalar da população carcerária. Em Mato Grosso, muitos recursos financeiros já foram destinados à manutenção da estrutura funcional da área de saúde do Sistema Prisional.

Os estudos em torno de novas tendências, para a ampliação das condições de oferta da saúde, apontarão os horizontes da gestão do processo da saúde no Sistema Prisional de Mato Grosso. Os aspectos que fazem parte dos procedimentos legais e essenciais da área da saúde podem ser garantidos pela iniciativa das políticas públicas aplicáveis ao bem comum.

O Estado de Mato Grosso, garantindo a aplicabilidade da sua atual gestão governamental, atribui à saúde do Sistema Prisional todos os critérios para a garantia da assistência médica hospitalar dos detentos, em comum acordo com as diretrizes legais que garantem os serviços da saúde dentro das Unidades Prisionais.

Contudo, o estudo de caso do fluxo escolhido, através de observações, de análises, conversas informais, participações em reuniões e entrevistas – com diretores, servidores, secretários e superintendentes do Sistema Prisional de Mato Grosso – e além de portarias, convênios e referenciais bibliográficos, as atividades que fazem parte dos procedimentos profissionais de médicos, enfermeiros, auxiliares, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos estarão sendo oferecidos de forma mais ampla e com garantias de avanço na eficiência e agilidade individual dos envolvidos, pois, a gestão do processo de saúde estará efetivando a eficácia dos serviços e a qualidade profissional dos servidores.

II – GESTÃO DE PROCESSOS E ANÁLISE ORGANIZACIONAL

2.1 – Gestão de Processos

Uma organização é um sistema de processos. Vicente Falconi , afirma que a única razão pela qual nós trabalhamos é porque alguém precisa do resultado do nosso trabalho.

Para atender nossas necessidades de sobrevivência é que o ser humano se organiza em indústrias, hospitais, escolas, prefeituras, etc. Vamos chamar de empresa, qualquer uma destas organizações. Portanto, uma empresa é uma organização de seres humanos que trabalha para facilitar a luta pela sobrevivência de outros seres humanos.

Os sistemas de Gestão de Processos suportam em meios informáticos os processos de negócio e as atividades que os constituem. Coordenam e automatizam essas atividades e instruções de trabalho e implementam as regras de negócios de uma forma estruturada e estrutural, garantindo o seu cumprimento e segurando os níveis de serviço definidos, visando a melhoria da produtividade e a optimização dos processos de negócio.

Têm também impactos ao nível da performance individual e de grupo, da qualidade, dos níveis de serviço, do controle das atividades e processos, de geração de estatísticas e dos custos de produção.

Portanto as funções ou processos tendem a serem mais estáveis. A organização hierárquica pode e deve mudar: pelas modificações do mercado; pelo desenvolvimento dos seus empregados; pela influência da tecnologia da informação; pelas mudanças mercadológicas; pela influência da cultura local; pela influência das pessoas. As funções (ou processos) praticamente não se alteram. O que poderá acontecer é variar a ênfase no tempo gasto com cada função, mas de uma certa forma, todas elas sempre existirão.

O que é processo?

“Processo é um conjunto de atividades que, tomadas conjuntamente, transformam as entradas dos fornecedores, em resultados de valor para os Clientes”. M. Hammer e J. Champy”

(Processo também pode ser visto como “um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos). O processo é controlado através de seus efeitos.” V. Falconi.

O que é gerenciamento de processos?

“Gerenciar é atingir metas”. Metas são resultados planejados referentes a produtos, que são resultados de processos. Gerenciar processo, portanto significa atuar no controle dos meios (causas), de forma que se obtenha o fim (efeito) desejado. Para gerenciar processo é preciso que se saiba, com clareza, qual meta se quer atingir, de forma a organizar os meios necessários e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com