TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Logistica

Ensaios: Gestão Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

1. Comente sobre a importância do Tempo do Ciclo do Pedido no processo logístico? (0.4)

R= O Ciclo do Pedido é o conjunto de atividades, incluindo todas as atividades de Planejamento e de Apoio Operacional da logística, que devem ser realizadas para que o produto solicitado possa ser entregue ao cliente dentro das condições de qualidade solicitadas conforme foi contratado, ou seja, no Nível de Serviço contratado (prazo combinado/atendido, confiabilidade, integridade da carga, atendimento etc.).

O Tempo do Ciclo do Pedido é um dos indicadores mais importantes de qualidade da logística, pois mede a eficiência de todo o processo logístico e por meio dele os clientes calculam o momento no qual eles devem colocar um pedido a fim de repor seu estoque.

Dessa forma, o tempo do ciclo do pedido se bem planejado desde a compra da matéria prima do produto solicitado pelo cliente, passando pela produção, processamento do pedido, manutenção de estoque, transporte e de entrega ao cliente, tem como atingir a sua excelência em qualidade, ou seja, a sua eficiência.

2. Conceitue Administração de Materiais e Distribuição Física e a importância destas atividades no planejamento logístico. (0.4)

R= Administração de Materiais na logística: é assegurar através do planejamento, da execução e do controle o abastecimento de materiais, conforme a necessidade de produção para a organização pública ou privada levando em consideração o tempo certo, a quantidade certa, a qualidade solicitada, sendo tudo isso alcançado ao menor custo possível.

A Distribuição Física tratado processamento de pedidos, do transporte, da estocagem de produtos acabados e da armazenagem dos produtos finais da organização, desde o instante que o pedido é colocado pelo cliente até o momento em que ele toma posse dele. Podemos ainda dizer que a Distribuição Física cobre todas as atividades que vão desde a saída do produto acabado da fábrica até a entrega final ao cliente.

O transporte e o gerenciamento de estoque são as principais atividades que compõem a Distribuição Física, movimentando os produtos desde o fim da produção até o mercado de clientes.

Estas atividades são importantes na agregação de valor ao produto através do tempo e do lugar, ou seja, o produto deve está no lugar e na hora certa para o cliente solicitante. A função da administração de materiais é fazer com que o produto chegue ao cliente conforme o tempo, o lugar e a qualidade solicitados e a custos mais baixos sem causar danos e prejuízos ao cliente.

3. Comente sobre a importância da embalagem no processo logístico de uma empresa. Apresente um caso real de alguma organização que fez alguma alteração no seu processo de embalagem, objetivando tornar o produto mais competitivo. (0.4)

R= A atividade de embalagem é importante para o manuseio, a armazenagem e a segurança patrimonial das mercadorias movimentadas dentro dos armazéns e durante o transporte e até para facilitar a vida do consumidor, além de provocar a competitividade entre produtos, como por exemplo:

A indústria de embalagem tem na inovação e no desenvolvimento de novas soluções uma de suas principais características. Isto acontece porque existe uma grande competição entre os materiais utilizados, processos de produção e equipamentos e o design que estas embalagens apresentam, a fim de tornar seus invólucros mais eficientes, funcionais e atraentes.

Toda vez que uma indústria consegue uma solução bem sucedida, ela conquista maior participação no mercado obrigando seus concorrentes a se movimentarem para não serem deixados para trás.

Entre as várias possibilidades de inovação no setor de embalagem como ferramenta de marketing e comunicação, existe uma que começa a ser explorada pelas empresas que é a integração com a web. Através da internet, é possível estender e aprofundar o contato com o consumidor tornando-o mais próximo da marca e do produto. Porém, para que uma marca se destaque nesse universo de milhões de domínios atrativos e diversificados, onde o consumidor pode estar em milhares de pontos diferentes, é preciso muita criatividade. É neste contexto que surge a embalagem para desempenhar seu mais recente papel, ou seja, funcionar como poderoso elo entre o consumidor e o web site do produto, conduzindo-o até seu endereço eletrônico de forma eficiente e pelo menor custo possível, uma vez que seu custo já está embutido no produto onde a embalagem é um componente obrigatório.

A empresa Nestlé do Brasil utilizou o recurso da web de forma inusitada e ousada em seu produto Crunch, cereal matinal. A ação promocional chamava para algo bastante interessante para o público do produto, ou seja, “games online”. A embalagem de cereal matinal foi vendida com um CD Rom acoplado, além disso, na caixa vinha uma senha que dava ingresso ao portal de jogo onde o consumidor assume seu personagem e passa a participar. O conteúdo do CD trazia uma “capa mágica” que, vestida pelo personagem, atribuía a ele “poderes especiais” e mais energia, exatamente o tipo de atributo oferecido pelo produto. A novidade neste tipo de ação é que o competidor que possuir a capa mágica tem vantagem sobre seus concorrentes e só é possível conseguir a capa comprando o produto. Uma iniciativa arrojada e interessante exemplo de integração da embalagem com a web, pois toda a ação só acontecia se o consumidor acessasse o portal (parceria da Nestlé com portal de games) e os grandes atrativos eram o código de acesso e o brinde contido no CD que só funcionava se o consumidor entrasse no jogo.

Fonte:http://monografias.brasilescola.com/arte-cultura/a-embalagem-como-forma-comunicacao-expressao.htm

4. Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com