TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de rh

Por:   •  5/6/2015  •  Ensaio  •  4.683 Palavras (19 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

Bruna Nubile Maynart Lemos

Carla Edla Amorim Araújo

Cleonice da Cunha Liotério

Fernanda Aparecida da Silva Conceição

Projeto Integrador I: Saúde e Segurança dos motoristas de transporte público

São Paulo

2015


Bruna Nubile Maynart Lemos

Carla Edla Amorim Araújo

Cleonice da Cunha Liotério

Fernanda Aparecida da Silva Conceição

Projeto Integrador I: Saúde e Segurança dos motoristas de transporte público

Projeto Integrador I apresentado ao Centro Universitário Senac são Paulo, Campus Santo Amaro, como exigência parcial para obtenção do grau Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Orientadora: Profa. Dra. Thaís Ettinger Oliveira Salgado

São Paulo

2015

Dedicamos este projeto a nossa família que nos apoiam nessa jornada, ao Centro Universitário SENAC, e seus excelentes profissionais que propiciam o conhecimento necessário para realização deste trabalho.


Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        Referencial teórico        

2.1        

2.2 Concepção de saúde do trabalhador        

2.3 Contexto do motorista de transporte público        

3.        Metodologia do Trabalho        

4.        Apresentação e análise dos resultados,        

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6.        Referências Bibliográficas        

7.        Apêndices        

7.1 Instrumento de coleta de dados - Roteiro de entrevista        


INTRODUÇÃO

O Projeto Integrador I denominado RH: Relação Homem – trabalho tem como objetivo a compreensão dos desafios relativos à relação do homem como o trabalho, através do desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica que apresente implicações teóricas envolvidas, além do entendimento das implicações práticas, através da observação direta desta relação em uma atividade profissional.

O eixo temático abrange as disciplinas de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade, e Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Dentre as disciplinas relacionadas, este projeto focará a saúde e a segurança dos motoristas de transporte público. Visando compreender e identificar as doenças e acidente que mais acometem esses profissionais.

Nos dias atuais o motorista de transporte público está em evidência, principalmente devido a alguns acidentes. Acontecimentos esses que fazem com que a haja questionamentos sobre a origem desses acidentes. Quais as suas causas? Esses acidentes poderiam ser evitados? Essas empresas adotam as medidas de segurança?

Além desses acidentes verifica-se também que muitos profissionais são acometidos por doenças ocupacionais ou não. Pois, mesmo que a doença não esteja ligada ao seu trabalho, ela acontece indiretamente devido ao seu ambiente de trabalho.

Não se pode falar que haja um estado de bem-estar pleno, sobretudo ao se considerarem os aspectos psicossociais que os antecedem (silva, 2009). No contexto de trabalho e vivência subjetiva de um constante estado de bem-estar caracteriza-se como algo utópico e, portanto, muito pouco provável de ocorrer[...] (FERREIRA, MENDONÇA, 2012, pg.19).

Para o motorista de ônibus realmente pode ser uma utopia encontrar melhores condições de trabalho, pois seu local de trabalho são as ruas e avenidas da cidade. Onde hoje se encontra várias agressões externas como; trânsito, temporais, calor excessivo, enchentes e o passageiro que muitas vezes está irritado com a situação do transporte público, e consequentemente acaba descarregando sua insatisfação nos profissionais.

O objetivo deste trabalho é pesquisar e compreender a situação dos motoristas de transporte público no que diz respeito à saúde e segurança destes trabalhadores. Para isso, será realizada uma entrevista com profissionais da área em questão, e fundamentada nesta entrevista realizaremos uma pesquisa acerca das doenças e acidentes de trabalho, procurando responder quais as doenças laborais que mais acomete os profissionais desta área, essas ocorrências poderiam ser sido evitadas, com treinamento de boas práticas e capacitação profissional? Quanto aos acidentes de trabalhos, foram por ato inseguro ou condição insegura?

Este projeto está estruturado em Quatro itens. No primeiro serão apresentadas as contribuições teóricas acerca do tema pesquisado. No segundo encontra-se o método utilizado para desenvolvimento da pesquisa de campo. No terceiro os resultados da pesquisa de campo realizada, bem como a análise dos dados com base nas contribuições teóricas obtidas. Por fim, as considerações finais e propostas de melhoria.

.

  1. Referencial teórico

  1. Concepção de trabalho

Para Dejours (2004), trabalho é a relação saber-fazer, seja através do engajamento do corpo ou pela capacidade de reflexão mental, o trabalho é um "engajamento da personalidade para responder a uma tarefa" (DEJOURS, 2004, p. 28). Ou seja, antes de se estabelecer uma relação entre o trabalho e o salário, para o autor, o trabalho está relacionado com a subjetividade do sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (305.8 Kb)   docx (762.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com