TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educacao

Monografias: Historia Da Educacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

1. Acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=gWCO2LMwhmM e assista o vídeo. Em seguida elabore uma síntese (resumo) com base nas imagens e palavras chaves apresentadas no vídeo e relacionadas ao contexto da Idade Média contempladas no livro didático, no que diz respeito à religião predominante e a sua concepção principal, a ordem social, a estrutura social, as formas de educação existentes neste período e explicando de forma resumida cada uma dessas formas, a causa do surgimento das escolas não religiosas e o surgimento das universidades.

(2,5 pontos).

A religião predominante era a Católica. A Igreja Católica norteava a política e a educação na sociedade ocidental na Idade Média. A estrutura social era formada pelo Clero, a Nobreza e os servos.

Apenas o Clero era responsável pelos trabalhos educativos, restrito a minorias, com o principal objetivo de conversão religiosa. Aqueles que se opusessem a esses ensinamentos eram considerados hereges e eram julgados e condenados pelo Tribunal de Santo Ofício, sofrendo severas punições.

A filosofia cristã medieval atingiu seu apogeu no séc. XII quando começou a ser ensinada em escolas, denominada Escolástica. São Tomás do Aquino foi um dos expoentes neste processo de aprendizado. As máterias eram divididas em trívio e quadrívio.

Outra forma de educação era o cavaleiro, que ensinava o manejo de armas e como se portar como um soldado.

Após a crise do feudalismo e a expansão urbana, surgiram as escolas não religiosas, que atendiam as necessidades desta nova sociedade comerciária. Eram ensinadas questões ligadas a administração de negócios, leitura, escrita e cálculo.

Por fim surgiram as universidades, mais racional, científica e técnica.

2. Os jesuítas desempenharam importante papel na história social e educacional brasileira. Leia o artigo “O Ratio Studiorium e a missão no Brasil” de Karen Fernanda da Silva Bortoloti, disponível na Midiateca da disciplina ou no endereço: http://www.anpuh.uepg.br/historia-hoje/vol1n2/ratio.htm

Neste artigo a autora aponta alguns artefatos utilizados para “auxiliar o trabalho nos aldeamentos”. Descreva dois (02) destes artefatos e argumente sobre o papel exercido pelos mesmos. (Máximo 10 linhas) (2,5 pontos)

A música foi o primeiro artefato utilizado, ela despertava a atenção e simpatia dos nativos. Os jesuítas elaboraram um repertório de composições em estilo indígena cuja letras eram religiosas.

O teatro foi outro apoio, que auxiliava na educação e evangelização dos indíos, tendo como principal objetivo expandir a fé católica e moralizar colonos e indígenas. As peças eram encenadas em tupi ou português.

3. Assista ao vídeo: Os Primeiros Tempos: A Educação pelos Jesuítas ( assista aos primeiros três minutos), disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=HGr_MQMWPfY, e relacione com nossos estudos sobre o pensamento renascentista no contexto da contra reforma católica e desenvolva os seguintes itens:

a- Relacione o surgimento da Companhia de Jesus com as mudanças na educação introduzida Reforma Luterana – reforma e contra reforma.

(2,5 pontos)

A reforma Luterana teve como princípio o direito de todo cidadão ter acesso a educação letrada, para ler e interpretar a bíblia. Lutero contestou algumas ideologias católicas (bases religiosas), fez reformas e criou uma nova igreja.

A Igreja Católica condenou e reprimiu as novas idéias Luteranas, A contra reforma perseguiu e puniu os desvios da fé católica.

A Companhia de Jesus foi uma das ordens religiosas, que foram criadas após o famoso Concílio do Trento, para barrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com