TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação de adultos em Moçambique

Por:   •  26/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.450 Palavras (30 Páginas)  •  1.247 Visualizações

Página 1 de 30

Índice

1. Introdução ……………………………………………………………………………........3

2. História da Educação de adultos em Moçambique ……………………………………….4

2.1. Educação na era pré colonial …………………………………………………………..4

2.1.1. Características da educação ……………………………………………………………4

2.2. Educação de adultos no período colonial …………….………………………………5

2.2.1. Etapas da educação colonial …………………………………………………………...5

2.2.2. Educação no período colonial antes dos anos 1930 …………………………………...5

2.2.3. Educação colonial entre os anos 1930 a 1960 …………………………………………5

2.2.4. Educação colonial a partir dos anos 1960 ……………………………………………..6

3. Educação de Adultos em Diferentes Períodos …………………………………………….6

3.1. Educação de Adultos durante a Luta armada de Libertação Nacional (nas zonas libertadas) ………………………………………………………………………………….6

3.2. Educação de Adultos no período após a independência Nacional …………………….9

3.2.1. Caracterização da educação no período pôs independência ………………………….9

3.3. Principais constrangimentos enfrentados …………………………………………….11

3.4. Concepção de Adulto em Moçambique ………………………………………….......12

3.5. Alfabetização e Educação de Adultos em Moçambique ……………………………..18

Conclusão ………………………………………………………………………………….....24

Referencias bibliográficas ……………………………………………………………………25

1. Introdução

“Olhar para trás” é uma atitude apropriada para se iniciar o processo de compreender o presente. A compreensão dos caminhos percorridos numa determinada área científica auxilia nos a examinar as actuais práticas, o significado contextual de alguns conceitos, a extensão e a dispersão das actividades existentes, os programas implementados. A Educação de Adultos não foge a esta regra. O estudo da história ajuda-nos a compreender melhor as forças culturais, sociais, políticas e económicas que influenciam a aprendizagem de adultos. Estas forças determinam não apenas o que os adultos aprendem, mas também como e onde eles aprendem. A aprendizagem de adultos acontece com várias intenções (alfabetização, desenvolvimento profissional, diversão, desenvolvimento das comunidades), sob várias abordagens (formal, não formal e informal), em vários lugares (sob uma árvore, numa escola, nos campos agrícolas, nas igrejas, teatros, etc.) e ao longo da vida adulta (15 anos em diante) (Torres, 2003).

Em Moçambique, a Educação de Adultos tem sido caracterizada como um “instrumento

Indispensável de um desenvolvimento económico e social sustentável, centrado no homem e na mulher moçambicanos” (Mário, 2002). No entanto, poucas referências existem sobre a história da educação de adultos no país.

Objectivo geral: Analisar as práticas educativas e pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos buscando compreender suas especificidades.

Específicos: Realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a educação de jovens e adultos; Analisar o processo de ensino-aprendizagem da EJA em Moçambique.

O presente estudo tem como referenciais metodológicos, a pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica dessa monografia consiste no estudo das teorias de Freire em Educação e Mudança (1979), Fuck em Alfabetização de Adultos (1994), Ferreiro em Reflexões sobre alfabetização (2001), entre outros, possibilitando, assim, um conhecimento teórico que servirá como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvam a prática educativa de jovens e adultos.

A pesquisa bibliográfica analisa ainda a implementação, a regularização e as reformas legais que ocorreram ao longo da história da EJA. Essa modalidade de pesquisa permite analisar documentos que se constituem de dados ricos e estáveis, podendo ser obtidos sem um contacto directo com o sujeito da pesquisa.

2. História da Educação de adultos em Moçambique

2.1. Educação na era pré colonial

O sistema educacional em Moçambique na era Pré-colonial, era cooperativo e não individual, o conceito de qualidade e responsabilidade condizia com qualquer habilidade, seja ela agropecuária ou ligada a actividade económica.

No período pré-colonial, a educação tinha por objectivo formar o Homem de modo a aderir e valorizar a cultura moçambicana. Não existiam escolas, mesmo assim as crianças eram educadas, elas aprendiam fazendo e vindo em contacto com os mais velhos. “Ouvindo as histórias dos mais velhos, aprendiam histórias tribais e o relacionamento de suas tribos com outras”.

A educação era portanto informal e os conteúdos eram constituídos por três aspectos:

 Físico – O Homem era treinado de modo que o seu organismo se ajustasse as condições do ambiente;

 Moral – Visava formar qualidades exigidas pela sociedade como: honestidade, hospitalidades, integridade, respeito pelos outros e pelos bens da sociedade; e

 Intelectual – visava treinar de modo a desenvolver capacidade de assimilação e reprodução do que constitui valor ou bem para a sociedade.

2.1.1. Características da educação

As principais características da educação pré colonial foram: carácter social, colectivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.3 Kb)   pdf (243.4 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com