TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEOLOGIA

Por:   •  7/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

O que è Ideologia?

1º O Que São os Universais Abstratos?

R: São nada mais que á transformação das ideias particulares da classe dominante, em ideias universais. Assim mascarando a percepção dos dominados em relação a sua concreta finalidade em estabelecer na sociedade sua hegemonia. Os dominados no seu ponto de vista se sentem com o mesmo instinto de igualdade perante os dominantes, permanecendo em suas realidades sociais como atividades econômicas, políticas e culturais.

2º O Que Significa o Conceito de Hegemonia? Exemplifique.

R: Hegemonia significa superioridade sobre qualquer ato, que dizer que e soberano, esta acima de qualquer coisa, e a qualquer um. Exemplo o Estado é uma forma autônoma de Hegemonia que nós respondemos a ele no interesse coletivo da sociedade.

3º Deferir o Conceito de Ideologia de Acordo com:

  1. Os Iluministas
  2. Comte
  3. Durkneim
  4. Hegel

A) Os Iluministas na verdade representam as ideias dos burgueses, com suas táticas foram racionalizando ideias em seus benefícios assim à classe menos favorecida aceitou pacificamente seus ideais. Assim transformado os tempos até chegarmos aos dias atuais.

B) No sentido utilizado por Comte ele resalta dois meios um é a formação de ideias por meio das sensações e articulação de seu entendimento referente ao mundo. O outro significado é o controle de ideias que flora em uma época, tanto do ponto de vista comum quanto em teorias vigentes nesta mesma.

C) Durkneim se baseia em fatos da ciência, analisando e compreendendo seus fatos. E com seu conhecimento separando a sua objetividade garante a sua neutralidade, ele também chama de Ideologia todo conhecimento da sociedade que não respeita critérios.

D) Hegel afirma que o conhecimento da realidade que vemos é a diferença com uma realidade como ela é produzida. Ele se baseasse no Espírito, esta complexidade ela é denominada como conceito.

4º Porque Devemos Considerar a Separação Entre Trabalho Manual e Intelectual, Para Compreender as Relações De Poder.

R: Na antiguidade os trabalhadores eram divididos de maneira que os serviços feitos pelas mulheres eram braçais e enquanto o de maior complexidade era feito pelos homens. Na antiguidade na Grécia os gregos eram os intelectuais e cidadão, e os escravos faziam os trabalhos manuais e não eram considerados cidadãos. E assim até hoje esta mentalidade social se faz presente, e determina seus graus na sociedade, valorizando os trabalhos intelectuais e menosprezando os trabalhos manuais como podemos dizer que a ralé faz serviços braçais e a elite serviços intelectual, assim sobressaindo na cadeia de hierarquia.

5º O Que é o Taylorismo? E Porque Ele e Considerado Como Um Modelo Clássico de Administração.

R: E nada mais que sua relação em desenvolver o potencial do trabalhador com maior eficiência e rapidez, assim obtendo resultado de maior qualidade nas indústrias. Sempre analisando e compreendendo os casos para um estudo que determina um método próprio, visando o trabalhador a usar seu máximo desempenho fazendo com que seus trabalhos tivessem um custo menor e uma produção maior e um lucro bem mais atrativo. Um grande exemplo e das montadoras de veículos, fazendo sua produção em linha, e em constante movimento, fazendo que o colaborador faça somente um tipo de serviço, assim possibilitando um desempenho mais rápido e de melhor qualidade.

6º Analisar a Seguinte Frase: Se a Dominação e a Exploração de Uma Classe Forem Perceptíveis com Violência, os Explorados e os Dominados se Sentem no Justo e Legitimo Direito de Recusa La, Revoltando-se.

R: Sendo assim nós precisamos dessas ilusões para nossa sobrevivência em sociedade assim nós buscamos sempre interesses para nossa melhoria. Já na antiguidade e nos tempos atuais isto é feito mascarando nossas percepções e deixando o total poder na burguesia, sempre manipulando e dando esperança de melhorias, sempre usando de artifícios na sociedade e leis, enfim mostrando seu valor e legitimo direito deixando portanto uma visão de que isto é correto. Caso aja uma dominação a base de violência será recusada sua dominação, e contudo sua mudança social.

 

7º Porque a Autora Afirmou que a Ideologia é uma Ilusão necessária a Dominação de Classe.

R: Entendemos que a ilusão é a mais pura ideologia é uma abstração ou uma inversão. Como abstração tenha-se que isto corresponde ao processo de entendimento dos fatos e fenômenos de forma de classifica-los, porem sem nunca procurar saber sobre suas origens ou suas consequências, sua legitima e sua propagação, fala-se aqui de ausência de senso crítico. Quanto à inversão, nela se tem o resultado tomado como causa, é um erro de avaliação que pode levar a preconceitos e até discriminações marcantes na sociedade, a inversão justifica a desigualdade social pelo simples fato de os seres humanos serem naturalmente diferentes entre si. A ilusão nos obriga a permanência no campo da aparência social, nossa compreensão ou nossa visão do mundo baseasse em ideias, nos manipulando até na maioria das vezes sem nossa percepção dos fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com