TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo História da Cultura Através da Moda e do Figurino

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Grupo história da Cultura através da Moda e do Figurino

O Grupo História da Cultura através da Moda e do Figurino surgiu a partir da disciplina História da Indumentária II, cursada no segundo semestre do curso de Design de Moda em 2003, ministrada pela Profª. Dra. Maria Lúcia Bueno. Posteriormente, no ano de 2004, foi absorvido como um projeto temático pelo Núcleo de Pesquisa em Moda.

O grupo, da turma de habilitação em modelagem, composto pelas alunas, Juliana Queiróz, Lázara Pires, Mariana Mateus, Mariana Al, Natália Lucato, Raquel Thomé e Rita Vidal iniciou o desenvolvimento do figurino de Capitu, personagem principal do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Esse projeto teve como recorte específico o Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, mais precisamente, a cidade retratada pelo olhar de Machado de Assis, em especial, na composição de suas personagens femininas.

Após pesquisa realizada no Museu Histórico Nacional,  Biblioteca Nacional e Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e no Museu Imperial de Petrópolis, reafirmou-se a escolha da personagem Capitu e, além dela, elegeu-se Sofia, coadjuvante do romance Quincas Borba, por suas características antagônicas às da primeira.

Com as etapas de pesquisa teórica e histórica concluídas, as personagens puderam ser interpretadas pelo olhar do grupo. Passou-se então para um segundo momento: a construção do figurino e a elaboração da performance Mulheres de Machado, composta pelos estudos em tela de algodão, e, em tecido adequado aos modelos desenvolvidos e a exposição Rua do Ouvidor para Senhoras, que ambientou a sociedade feminina do final do século XIX.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com