TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constelação Familiar: Os Padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

   [pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS

FAMESC

VIVIAN DE ALMEIDA GONÇALVES

Trabalho apresentado a disciplina de

 Psicologia Jurídica tutora Lidiane da Silva,

apresentado a Faculdade Metropolitana São Carlos no ano de 2019.

Campus Bom Jesus do Itabapoana – RJ

Constelação Familiar: Os Padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações

ALMEIDA, Vivian[1]

SILVA, Lidiane[2]

INTRODUÇÃO

 O presente trabalho tem como objetivo descrever O que a Constelação familiar é e sua respectiva importância para o âmbito jurídico.

O respectivo tema abrange a várias situações ligadas a problemas psicológicos ou físicos, suicídio, sentimentos ruins e entre outros temas.

Cita-se também o termo ECA ( estatuto da criança e do adolescente) como uma maneira de igualar  crianças adotas ou filiação sanguínea.

A Constelação familiar consiste em solucionar problemas que aos olhos humanos não tem forma de solução e explicação para determinando ocorrido.

MATERIAL E MÉTODOS

      O método utilizado para a elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica com base em leituras de sites selecionados da internet que discorriam sobre a alimentação dos brasileiros fora de seus domicílios. Foi realizada uma pesquisa com cinco autores distintos.

RESULTADO E DISCUSSÃO

A tabela a seguir mostra a relação de pessoas que conheciam ou desconheciam a  Constelação Familiar e o que ela representa no âmbito jurídico e sua importância:

PREFÊRENCIA DOS FAMILIARES EM CONHECIMENTO A C.F

Pessoa:

CONHECE OU OUVIU FALAR SOBRE.

NÃO OBTÉM CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO.

Pessoa 1

x

Pessoa 2

x

Pessoa 3

x

Pessoa 4

x

Pessoa 5

x

Como visto acima a constelação familiar ainda é um assunto pouco abordado no Brasil, o que deveria haver mudança pois é um assunto abrangente e de interesse de todos.

         

DESENVOLVIMENTO

Todos nós seres humanos já obtemos problemas e dificuldades ao longo da vida,sintomas,cargas ou características emocionais cujo qual nem sempre descobrimos a origem ou real motivo que nos faz sentir dessa forma.

Inúmeras vezes sem saber, tais dificuldades são resultados de acordo com os sistemas familiares e é isso que estuda a constelação familiar. (Marques)

Criado pelo alemão Bert Hellinger,explica que a Constelação Familiar toma como desígnio metodológico que de acordo com sistemas famíliares,questões vivenciadas por gerações anteriores, temos como exemplos alguns fatos : mortes precoces, suicídios ,tragédias, depressões e conflitos entre ascendentes e descendentes, podendo assim afetar inconscientemente a vida de seus familiares com relações de conflitos, transtornos psíquicos e físicos, novos suícídios,dificuldade em relação duradoura com parceiros e conflitos entre famíliares que se tornam intermináveis. (Bert)

    O termo Constelação familiar consiste em uma maneira de trabalho no qual as pessoas são convocadas a expressar membros da família do cliente e, ao serem colocadas umas em relação à outras, se sentem como as próprias pessoas representadas, demonstrando seus sentimentos de forma impressionante, ainda que não tenham se conhecido.

É exposto então dinâmicas ocultas no sistema do cliente que causam a ele transtornos, mesmo que ocorrido em gerações passadas, especialmente fatos desconhecidos pelo cliente. Pode-se propor movimentos e frases que desfaçam os emaranhamentos, reconstruindo a ordem, unindo os que no passado foram separados, trazendo alívio a todos os membros da família e fazendo desaparecer a necessidade inconsciente do conflito, trazendo para as relações a paz.(Storch)

    Os princípios que governam a Constelação familiar são três princípios que orientam todas as conexões humanas, foram nomeados de princípios ou chamados lei do amor :o principio de pertencer, retribuição e da prescrição.

O Princípio de pertencer aborda a ideia de que todos pertences ide entende de que sejam. Filhos abortados, maneira provocada ou até mesmo espontânea, pais, avós, irmãos, ancestrais, loucos, doentes e outros. Sem exceção todos se pertencem.

O Princípio da retribuição traz equilíbrio das conexões, a necessidade de estabilidade entre dar e receber. Dentro das relações conjugais, exemplificando: quando somente um oferece ao outro, enquanto o outro recebe, em um curto momento o que recebeu se sente devedor, e ninguém gosta de se sentir dessa maneira. Nessa condição o devedor encontra a necessidade  a solução de sair da relação, ela cobrança de não conseguir pagar ao outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (205.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com