TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implicações da natureza política da educação para a gestão das escolas públicas

Artigo: Implicações da natureza política da educação para a gestão das escolas públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do artigo: Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública

As questões políticas sempre foram tratadas como “tabus” pela sociedade brasileira, principalmente quando o assunto educação entra no meio dessa questão tão difícil de ser abordada entre políticos e educadores.

Segundo os autores, há duas frentes que se posicionam de diferentes maneiras frente a esse tema: alguns separam a política da educação escolar descaradamente, enquanto outros, afirmam que a escola e a educação estão intimamente ligadas com a política, visto que ações políticas e cidadãos que representam a população no governo e senado são os responsáveis pela melhoria ou decadências das ações educacionais no país.

A escola é um meio político explicito, com divisões hierárquicas, (diretoria, professores, alunos), divisão de funções e formação de conselhos, e sindicatos. Visto isso educadores e alunos devem prestar uma maior atenção ao meio que os cercam e tratar a política, do país e do meio que os cercam com freqüência, afim de tornar o assunto mais corriqueiro e de fácil entendimento.

A história da educação se utiliza da imposição de valores sócio-culturais, o que nos dias atuais é cada vez mais cobrado da sociedade para com as escolas , onde os alunos devem seguir padrões de educação e o governo deveria oferecer escolas de qualidade independente da classe social e interesse do aluno,a partir destes motivos, dentre outros, as escolas com educadores interessados em melhorar sua qualidade de ensino aplicam um processo político pedagógico, onde novamente a política aparece.

Além da questão aluno-educador, mediado pelas questões políticas, o artigo traz a importância da união das partes administrativa e pedagógica das escolas, afinal esses dois lados , se não andarem em conjunto a escola encontrará dificuldades para oferecer um serviço de qualidade, e funcionários e alunos notarão as falhas ocasionadas pelo distanciamento destas partes.

Para que administrativo e pedagógico caminhem juntos, ações políticas devem ser realizadas, para assegurar o bom relacionamento de ambas as partes e para que a escola se diferencie do resto da sociedade e dos outros prestadores de serviços, além do que, a aplicação de uma boa política é valida em qualquer situação, para que um ambiente e suas pessoas sejam cercados por direitos, deveres e assim haja educação de qualidade para ambos os lados (educadores e educandos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com