TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da cultura

Seminário: Importância da cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

Significado de cultura

A sociedade e constituída pela interação humana tendo assim uma padronização cultural, isto é, a sociedade e constituída de classes, valores e normas, não muito diferentes das redes sociais ao qual hoje, muito no mundo todo utiliza. Com suas regras e trocas de informações a diferença, se da apenas na troca de informações que não e cara a cara, ou presencial e sim a distancia, onde também vemos uma nova cultura surgi, a então classificada como cibercultura. (meu)

A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea (Lemos, 2002).

Disseminada pela internet, ganhou mais força na atualidade através das redes sociais a cibercultura, não e definida apenas pelas redes sociais, mais também pela troca de informações, formas de comunicação, atualmente podemos acompanhar em tempo real as noticias e acontecimentos do outro lado do mundo, e toda informação cabe na palma da mão. (meu)

Para Émile Durkheim, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade.

Isto e, não e o individuo que controla suas ações, e sim a sociedade que impõe regras, assim como protocolos ou normais que devem ser seguidas para assim o individuo ser aceito na sociedade, e caso existam os que vão contra tais regras, e ultrapassam os limites imposto sofrem punições. (meu)

Do ponto de vista das ciências sociais (isto é, da sociologia e da antropologia), sobretudo conforme a formulação de Tylor, a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Essa definição geral pode sofrer mudanças de acordo com a perspectiva teórica do sociólogo ou antropólogo em questão.

“.. será suficiente definir realidade como uma qualidade pertencente a fenômenos que reconhecemos terem um ser independente de nossa própria volição..., e definir conhecimento como a certeza de que os fenômenos são reais e possuem características específicas.”(p.11)

Como o Homo Sapiens se diferencia dos outros animais?

Pergunta bem fácil de responder, posso citar uma variedade de diferenças tais como, termos a capacidade de pensarmos ao invés de agirmos por instintos, a habilidade de aprendermos, e estarmos em constante processo evolutivo, ou seja, não paramos estamos sempre aprendendo, temos sede de conhecimento.

Fato este que nos levou a criarmos a sociedade, ou grupo de indivíduos que trabalham para o beneficio mutuo,

A cultura e ligada diretamente ao individuo e a sociedade, pois através do individuo e formado a sociedade e por sua vez e criado a cultura ou seja, experiência vivida por cada individuo que contribui para a formação da cultura. (meu)

A palavra cultura tem amplos significados abaixo esta relacionada alguns deles:

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

CULTURA NA AGRICULTURA

Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do arroz etc.

CULTURA NA CIENCIA SOCIAL

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

CULTURA NA FILOSOFIA

Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada a posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento. Além dessa condição pessoal, cultura envolve sempre uma exigência global e uma justificação satisfatória, sobretudo para o próprio. Podemos dizer que há cultura quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de informação no sentido de aprofundar a posição adotada de modo a poder intervir em debates. Essa dimensão pessoal da cultura, como síntese ou atitude interior, é indispensável.

CULTURA NA ANTROPOLOGIA

Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. A cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com