TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

India E Sua Cultura

Artigo: India E Sua Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 15

CULTURA E RELIGIÃO

Uma das civilizações mais antigas do nosso planeta, a Índia é um país de contrastes. A diversidade de línguas, hábitos e modo de vida não impedem que haja uma grande unidade na cultura do país. Ao mesmo tempo em que cada estado tem seu próprio modo de expressão, como na arte, música, linguagem ou culinária, o indiano é profundamente arraigado ao sentimento de amor à sua nação e tem orgulho de sua civilização ancestral, o que mantém viva até hoje muitas tradições.

Talvez pela profusão de deuses adorados por diferentes segmentos da sociedade, a tolerância religiosa é algo inerente aos indianos acostumados a conviver com a diversidade, como as línguas diferentes faladas muitas vezes por vizinhos. Nos dias de hoje ocorrem conflitos religiosos, mas isso não pode ser considerado característico.

Muita coisa causa estranheza no ocidente, pois são muitos símbolos, muitas deidades, muitos rituais. A maioria é relativo ao Hinduísmo, que ainda é a religião com mais seguidores na Índia, seguido pelo Islamismo e o Budismo. O Hinduísmo é tão antigo quanto a civilização da Índia, tanto que a palavra "hindu"é erroneamente usada para dizer " indiano", e toda a simbologia é vista pelos outros países como se representasse a própria Índia.

SÍMBOLOS

Não podemos entender a Índia sem entender o significado de símbolos como o Om , a swastika, o lótus que revelam fatos sobre a cultura do país, desenvolvidos por centenas de milhares de anos. Apenas aqueles que estudaram a cultura intensamente podem entender o significado intrínseco desses símbolos, mas é uma obrigação moral de todo indiano se dedicar ao conhecimento da simbologia cultural da Índia.

A principal mensagem dessa cultura é a aquisição de conhecimento e a remoção da ignorância. Enquanto a ignorância é como a escuridão, o conhecimento é como a luz.

A lamparina, chamada de deepak (Figura 01), tem muita importância como símbolo, pois tradicionalmente feita de cerâmica, representa o corpo humano porque assim como o barro, também viemos da terra. O óleo é queimado nela como um símbolo do poder da vida. Uma simples lamparina quando imbuída desta simbologia nos dá a mensagem de que toda e qualquer pessoa no mundo deve remover a escuridão da ignorância fazendo o seu próprio trabalho. Nos templos, sempre se oferece uma chama, significando que tudo que fizermos é para agradar a Deus.

Figura 01: Deepak

Fonte: rajaward.org

Figura 02: Om

Fonte: dallablog.zip.net

Outro símbolo que causa curiosidade para os ocidentais é o Om, mostrado na Figura 02, que representa o poder de Deus, pois é o som da criação, o princípio universal, entoado começando todos os mantras (oração). Diz-se que os primeiros yoguis o ouviram em meditação, e esse som permeia o cosmos. É o número um do alfabeto, é o zero que dá valor aos números, é o som da meditação.

Figura 3: Flor de Lótus

A flor de lótus (Figura 3), presente em muitas imagens, devido ao fato de crescer na água pantanosa e não ser afetada por ela representa que devemos ficar acima do mundo material apesar de viver nele. As centenas de pétalas do lótus representam a cultura da "unidade na diversidade".

Fonte: semear.queluz.org

Figura 4: Swastika

A swastika, que causa estranheza quando é vista, pois para o ocidente é relacionada com o nazismo, é na verdade um símbolo de amor por toda a criação, caráter imaculado e santo, bem estar e prosperidade. Acima de tudo é uma bênção.

Fonte: kseeker.files.wordpress.com Figura 05: Shri Ganesha

As divindades, com seus muitos braços, cada um deles carregando objetos ou armas, símbolos em si, como o lótus, livro, indicam as direções, a maioria representa os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Qualquer poder do espírito supremo é chamado deus ou deusa, apesar de Deus ser Uno e Absoluto. Por isso são tantos, pois são muitas as manifestações de Deus. Ao lado, na figura 05, temos Deus Ganesha que é considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. Ele é representado como um deus amarelo ou vermelho, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato. Ele é freqüentemente representado sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra. Tipicamente seu nome é prefixado com o título Hindu de respeito 'Shri' ou Sri. Fonte: wikipédia.org

RELIGIÃO

Outra coisa que é absolutamente importante para entendermos a cultura indiana é a crença na reencarnação, que para os hinduístas, assim como para muitas outras religiões, é um preceito básico e incontestável. Somente considerando isso é que um ocidental pode entender o sistema de castas. Na filosofia indiana a vida é um eterno retorno, que gravita em ciclos concêntricos terminando no céu centro, coisa que os iluminados atingem. Os percalços do caminho não são motivos de raiva, assim como os erros, não são uma questão de pecado, mas sim uma questão de imaturidade da alma. O ciclo completo da vida deve ser percorrido e a posição da pessoa em cada vida é transitória.

Sistema de Castas

A sociedade indiana estava dividida em grupos sociais chamados castas. Havia castas ricas e importantes e castas humildes e pobres. A casta superior era a dos brâmades, que pertenciam à elite, viviam em palácios, ocupavam altos postos no governo e eram sacerdotes da religião hinduísta. Em seguida vinha os xátrias (guerreiros), que comandavam os exércitos. A classe intermediária dos xátrias era composta por comerciantes, artesãos e agricultores. Os sudras eram os servos. No último degrau das castas estavam os párias.

As castas eram hereditárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com