TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentalidade do Serviço Social

Por:   •  13/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

1 – INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem a finalidade de entender e analisar a questão socioambiental dos catadores de materiais recicláveis a partir do ponto de vista da atuação do profissional de assistência social. Nessa perspectiva sua avaliação se estenderá ao estudo do modelo participativo para a coleta seletiva no município de Teresópolis/RJ. Nesse contexto, será enfatizada a relevância da atuação do assistente social como parceiro, mediador, articulador e orientador demonstrando que o papel a ser desenvolvido por ele é de vital importância.

O tempo estimado para a execução da pesquisa é de 10 (dez) meses compreendido no período de maio de 2015 a fevereiro de 2015. A efetivação dessa pesquisa para Teresópolis e sua comunidade, de uma maneira geral, é relevante porque existem nesse município todos os fatores os quais o presente trabalho enumerou como objetos de análise.

2 – PROBLEMA DA PESQUISA

Quais fatores dificultam a atuação do assistente social sobre a implantação de um modelo participativo de coleta seletiva envolvendo os catadores e a população local no município de Teresópolis/RJ?

3 – JUSTIFICATIVA

Atualmente há uma preocupação com as questões sociais a nível mundial, visto que cada vez mais populações inteiras são afetadas por violência, fome, desabrigo, desemprego, problemas ambientais como o lixo, dentre outros. É nesse cenário que o assistente social passa a atuar buscando a efetivação de ações mitigadoras para essas questões.

No caso do município de Teresópolis/RJ o problema do lixo e a condição social dos catadores são temas recorrentes que necessitam de análise e acompanhamento. A cidade possui certa quantidade de catadores que perambulam pelo lixão e pelas ruas. Não há associação ou cooperativa, o que representaria possibilidades de melhor representação e organização para o grupo.

4 – METODOLOGIA

O presente trabalho será baseado em pesquisas documentais, levantamento bibliográfico da literatura especifica ao assunto e a aplicação de entrevistas a comunidade local. É importante esclarecer que o procedimento metodológico utilizado nessa pesquisa é de caráter qualitativo, portanto, se limita a investigar a partir das informações levantadas as particularidades referentes ao seu objeto de análise.

5 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sociedade global alcançou um estagio de desenvolvimento tecnológico e cientifico sem precedentes na historia da humanidade. Contudo, esse avanço não é percebido com o mesmo crescimento na área social. De fato, para a grande maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fabrica de perversidades1. Isso demonstra que o crescimento observado nos diversos setores da sociedade não representa necessariamente melhores condições de vida para todos. Um dos resultados dessa configuração globalizada é o crescimento do consumo, o acirramento dos problemas socioambientais, o aumento do lixo, principalmente nos centros urbanos e a dificuldade de resposta do poder público a estas questões.

1 SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 16. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008:19.

Uma grande tarefa desse fim de século é a critica do consumismo e o reaprendizado da cidadania, objetivos que não podem ser alcançados separadamente. Essa pedagogia será mais difícil em certos países, pelas vicissitudes de sua historia recente. Desgraçadamente, o Brasil se encontra nesse ultimo caso, sendo caracterizado pela existência de vários focos de desigualdades, injustiça social, marginalização do individuo, exclusão escancarada do cidadão em relação aos direitos sociais de maneira que as ações políticas nessas áreas ainda não são suficientes para sanar ou amenizar tais questões.

É nesse contexto que a atuação do profissional da assistência social adquire enorme relevância na sociedade porque sua participação é profundamente enraizada em padrões éticos, com respeito aos direitos humanos e ao desenvolvimento coletivo.2 Não que o assistente social seja a panaceia para os problemas do mundo, mas a sua atuação e participação nesse contexto é essencial para o apaziguamento dos conflitos existentes. Esse profissional pode atuar junto a órgãos públicos e outras entidades trabalhando na elaboração e execução de projetos, diagnósticos, avaliações, enfim, em diferentes modalidades da esfera social.3

Uma das causas fundamentais do problema do lixo situa-se na existência de padrões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com