TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet e Sociedade em Rede

Por:   •  4/7/2017  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha - Internet e Sociedade em Rede

Manuel Castells inicia seu texto afirmando que a internet é uma realidade do presente, e, apesar de relativamente recente (criada por volta de 1969, com difusão em 1994), já interage com parte considerável da sociedade. Mais do que uma tecnologia, a internet é uma rede de computadores conectados, um meio de comunicação, de interação e de organização social; na qual atualmente pudemos presenciar o surgimento de vários movimentos que saíram da rede e se tornaram reivindicações nas ruas, por exemplo.

Em seu surgimento, acreditava-se que a rede seria voltada ao uso pela elites, porém pesquisas atuais revelam que seu alcance é bem maior. Vivemos em uma Sociedade em Rede, na qual todos os núcleos consolidados de direção econômica, política e cultural estão integrados através da internet. Isso significa que em um futuro não muito distante a internet será o meio de comunicação e de relação essencial sob o qual se baseia a nova forma de sociedade.

Castells quebra alguns mitos sobre a internet. O primeiro deles é sobre sua origem como tecnologia de uso militar. Na realidade, ela se desenvolveu a partir da interação entre ciência, pesquisa universitária, programa de pesquisa militar nos EUA e a contracultura libertária, em interação concomitante. Ainda assim, foi através da Cultura Empresarial que a internet se difundiu.

O segundo ponto abordado explicita como a internet se desenvolveu espontaneamente, não tendo sido criada como projeto específico de lucro empresarial. Sua relevância como meio de comunicação e informação foram os responsáveis por sua difusão.

A terceira e quarta lições demonstram a forma de desenvolvimento da internet a partir de uma arquitetura informática aberta e livre, em que os usuários foram e são de suma importância para sua progresso, pois é através da experiência de usuário e seus feedbacks que a usabilidade tende a estar sempre em evolução.

O quinto ponto tratado é sobre sua origem “geográfica”; não se trata de uma criação exclusivamente norte-americana. A internet surgiu a partir de uma rede internacional de cientistas e técnicos que trabalhavam em cooperação em todo o mundo - a tecnologia chave foi desenvolvida paralelamente nos EUA e na Europa. Por outro lado, a ascensão da Internet com base nas novas redes libertárias é criação de grupos libertários e não do departamento de defesa.

Sexto ponto: a internet é um regime de autogestão. O governo da internet é uma sociedade de caráter privado, o ICANN, que é responsável por distribuir domínios, protocolos, etc. A última lição trazida pelo autor é sobre os códigos que governam a internet, que sempre foram e continuam sendo abertos, tornando-a uma rede democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com