TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução leitura relacionada e aulas escritas

Tese: Introdução leitura relacionada e aulas escritas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

As evidências do fracasso escolar no que diz respeito ao ensino de leitura e escrita apontam a necessidade da reestruturação do ensino de Língua Portuguesa com o objetivo de encontrar formas para garantir de fato a aprendizagem da leitura e escrita. É através do ato de leitura que o individuo vivencia de forma prazerosa e diferente, novos conhecimentos de mundo. No entanto, para bons leitores, é necessário que as crianças sejam encantadas e enfeitiçadas com o poder que vem dos livros, mas isso não se forja com obrigações, muito menos com trabalhos sistemáticos de compreensão de texto, pois a leitura é sempre um meio e nunca um fim.Entendemos que a leitura seja um dos caminhos de inserção no mundo de satisfação de necessidades amplas do ser humano estético, afetivo, cultural e intelectual.

Para Abramovich(1898) “ouvir e histórias é entrar em um mundo encantador, com mistério ou não é sempre interessante porque além de ensinar diverte”. E nessa relação lúdica e prazerosa da criança com a literatura é uma das possibilidades de se formar leitores. Explorando a fantasia e a imaginação instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto me leitor. E é na interação instiga-se a criatividade e se fortalece a interação dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação leva a criança a uma maior compreensão de texto e contexto. A obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto.

Mas é necessário salientar que o contato com a leitura para ser prazeroso, o professor precisa saber contar historias e também saber escolhê-las. Ao preencher o tempo das crianças com atividades significativas, proporcionaremos a oportunidade delas ampliarem seus conhecimentos com meio de contribuir para a construção de uma cidadania plena. Também é através de experiência de leituras que proporcionaremos acesso dos alunos das séries iniciais a novas tecnologias, variadas linguagens e novas experiências de texto.

E para que seja descoberto este prazer podemos usar os contos de fadas, contos maravilhosos, as fábulas, os poemas, lendas e mitos, alegorias e até historias em quadrinhos. Com este repertório, podemos oferecer à criança conhecimentos sobre os diferentes tipos de texto, e ela poderá escolher aquele que terá mais afinidade, pois um leitor se forma de diferentes maneiras.

Baseado no Referencial Curricular de língua portuguesa entende-se que ao promovermos experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de trabalho com a linguagem oral e escrita, propiciamos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades, associado às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

A principal função da escola é a de preparar o individuo para se inserir de forma mais eficaz na sociedade, por isso ele necessita de um conhecimento mais amplo sobre o mundo. Portanto, para ter essa compreensão é necessário se um leitor crítico e reflexivo, nesse sentido a literatura infantil cumpre essa função, pois através dela a criança pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com