TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura e da escrita nos primeiros anos

Resenha: A importância da leitura e da escrita nos primeiros anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Resenha  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  295 Visualizações

Tema: A Importância da Leitura e da Escrita nos anos Iniciais

Justificativa

Esta pesquisa visa realizar um levantamento sobre o processo de leitura e escrita nos anos iniciais. Estudos sobre a leitura e escrita são necessárias para interpretarmos o universo de representações socioculturais que integra o sujeito-leitor ao mundo letrado do conhecimento. O interesse pela leitura e escrita está relacionado á educação, uma vez que o ato de ler e escrever estão presentes em nossas vidas, assim, influencia diretamente a aprendizagem de conhecimentos.

De acordo com (Luria, 1987), a linguagem escrita, tem uma estrutura completamente diferente da fala, a criança pode falar sem ter consciência dos sons que constituem as palavras, mas é impossível ela conseguir escrever sem ter consciência dos elementos que constituem a escrita. Assim, a linguagem oral, é uma atividade prática cotidiana e que ao falar a criança não está necessariamente consciente da estrutura ou dos elementos que compõe a fala, entretanto, quando a criança constitui a escrita ela percebe a importância dos sons, nesse caso, a cultura escrita supõe uma grande quantidade de conceitos e conhecimentos que a escola necessita para ajudar a reconstruir ou construir sua própria interpretação de mundo.

REFERÊNCIAS:

LURIA, A. Afterword. In: The collected Works of L.S. Vygotsky. Problemas of General Psychology. Edit: R. Rieber e A. Carton. New York: Plenum Pw York:

Plenum Press, 1987

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com