TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA E A ESCRITA: SEUS DIFERENTES USOS E FUNÇÕES.

Dissertações: A LEITURA E A ESCRITA: SEUS DIFERENTES USOS E FUNÇÕES.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  3.173 Palavras (13 Páginas)  •  2.953 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE XV DE AGOSTO - FAQ

A LEITURA E A ESCRITA: SEUS DIFERENTES USOS E FUNÇÕES.

Curso de Pós Graduação em Alfabetização e Letramento

Orientadora: Professora Edna Maria De Lima Santiago Souza

1. RESUMO

Nos dias atuais estar alfabetizado é um pré-requisito para as demandas contemporâneas. Em anos passados, assinar apenas o nome e decodificar os símbolos era suficiente para realizar algumas atividades cotidianas, principalmente votar. Hoje, saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.

Assim sendo, o papel da escola ao alfabetizar e letrar os alunos deve estar preocupada e pautada nas ações em que o uso da escrita e da leitura, deve ser vistos como facilitadores de práticas sociais dentro e fora do ambiente escolar.

Desta forma este artigo articulará um estudo bibliográfico em que se discutam os diferentes usos da leitura e da escrita em suas mais diversas funções sociais, abrangendo o letramento com o agente deste sistema.

Palavra- chave: leitura, escrita, letramento, funções da escrita e leitura, usos sociais da leitura e escrita.

1. ABSTRACT

Nowadays being literate is a prerequisite for the contemporary demands. In years past, just sign the name and decode the symbols was sufficient to perform some daily activities, especially voting. Today, knowing how to read and write by rote does not guarantee a person full interaction with the different types of texts circulating in society. You need to be able to not only decode letters and sounds, but understanding the meanings and uses of words in different contexts.

Thus, the role of schools to teach literacy and letrar students should be concerned and guided the actions that the use of writing and reading, should be seen as facilitators of social practices within and outside the school environment.

Therefore this article will articulate a bibliographic study that are discussing the different uses of reading and writing in its various social functions, including literacy with the agent of this system.

Keyword: reading, writing, literacy, reading and writing functions, social uses of reading and writing.

2. INTRODUÇÃO

Falar sobre o sistema da leitura e da escrita e os seus mais diferentes usos e funções requer entender em primeiro lugar o que seja letramento, para em seguida reconhecer suas funções e em que situações sociais elas serão utilizadas.

Diante deste fato, o termo letramento surgiu para mostrar que esta habilidade vai além do ler e escrever, pois se faz necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências atuais da sociedade, ou seja, a pessoa deve saber fazer uso da leitura e da escrita como prática social. Portanto, letrar é mais que alfabetizar, mas não podemos separar os dois processos em que o aluno primeiro tem contato com o ensino das técnicas da leitura e da escrita (a alfabetização) e desenvolvendo as habilidades que envolvem o uso da leitura e da escrita, ele adquire o letramento ao relacionar com as práticas sociais.

Nos dias atuais, estar alfabetizado não quer dizer que há o letramento ou vice versa, pois há uma intrínseca relação entre os dois, deve-se entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos e aliá-lo as diferentes ações para compreender as funções da leitura e da escrita.

Nesse sentido, procuramos mostrar as ideias de alguns autores sobre esse assunto, dando-nos uma visão mais ampla do tema letramento e entendendo como este faz relação direta com as funções e usos da escrita e da leitura.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 – Entendendo letramento.

O termo letramento surgiu da palavra inglesa “literacy” (letrado) em decorrência de uma nova realidade social na qual não bastava somente saber ler e escrever, mas responder efetivamente às práticas sociais que usam a leitura e a escrita. Neste sentido, o letrado então não é mais “só aquele que é versado em letras ou literaturas”, e sim “aquele que além de dominar a leitura e a escrita, faz uso competente e frequente de ambas”.

Verificamos que na educação, este termo se enraizou e acabou sendo confundido com alfabetização, o que não significa isso, mas está intrinsicamente ligado ao mesmo. Por esse motivo se faz necessária a conceituação deste aos educadores, bem como a disseminação de maneira clara no meio educacional, para que seja realizado um trabalho de qualidade com os educandos. De acordo com KLEIMAN (2005, p. 11), o letramento não é alfabetização, mas a inclui, em outras palavras, letramento e alfabetização estão associados.

Segundo SOARES (2004, p.90) embora explicitando de maneira simplória, pode-se dizer que a inserção no mundo da escrita se dá por meio da aquisição de uma técnica, a alfabetização, pois decodificar letras e sons é uma técnica e, por meio do desenvolvimento de competências (habilidades, conhecimentos e atitudes) de uso efetivo dessa tecnologia em práticas sociais que envolvam a língua escrita se dá o letramento.

No final dos anos 70 com o livro A Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, houve uma revolução no conhecimento sobre a alfabetização que se tinha na época. De acordo com as autoras, a aquisição das habilidades de ler e escrever depende basicamente da relação que a criança tem desde pequena com a cultura escrita.

De acordo com SOARES (2010, p.39), o surgimento de novos termos faz parte da necessidade que a sociedade tem para nomear coisas e objetos para que realmente eles existam, assim, a palavra “letramento” nasceu para caracterizar aquele que sabe fazer uso do ler e do escrever, que responde às exigências que a sociedade requer nas práticas de leitura e de escrita do cotidiano. Hoje, no Brasil, não se considera alfabetizado quem apenas consegue escrever e ler seu próprio nome, como era no passado, mas quem sabe escrever um bilhete simples (estatística IBGE, 2000).

De acordo com os estudiosos da área da educação um estudo aprofundado do letramento, facilitaria o desempenho das pessoas na escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com