TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos

Artigo: Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  Artigo  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Investimentos

Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando inclusive a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).

De uma forma geral, investimentos podem ser entendidos como toda e qualquer aplicação de recursos em ativos cujas fontes são representadas pelo passivo ou patrimônio líquido.

Os investimentos são classificados de acordo com a sua natureza e a intenção. Investimentos representados por ativos que têm como objetivo a manutenção do ciclo operacional da empresa e sejam adquiridos em caráter temporário são classificados no ativo circulante ou realizável a longo prazo. Os ativos que têm por objetivo a manutenção das atividades operacionais da empresa e sejam efetuados em caráter permanente são classificados no ativo permanente.

Há diversos tipos de investimentos, dos quais podem ser citados:

a) Títulos de crédito: papéis emitidos por entidades financeiras (Letras de Câmbio, CDB, etc.) ou por entidades não financeiras (debêntures);

b) Valores Mobiliários: papéis emitidos por entidades financeiras, ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações, quotas ou debêntures) ou direitos sobre a participação num patrimônio (bônus de subscrição ou partes beneficiárias), bem como, papéis representativos da dívida pública federal, estadual ou municipal (LTN, NTN, LFT, LBC, etc.);

c) Aplicações financeiras: aplicações de recursos em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de crédito e valores mobiliários, com prazos de vencimentos pré-determinados. Normalmente, na forma de fundos de renda fixa ou variáveis; d) Outros investimentos: aplicações de recursos em bens de natureza não monetária, representados por valores mobiliários sem prazos de vencimentos e sem taxas de rendimentos pré-determinadas. O rendimento está relacionado às oscilações de cotações de preços de compra e venda (Ações cotadas em bolsa de valores, Investimento em ouro, Fundo de ações); e) Participações societárias: “São aplicações de recursos efetuadas por uma sociedade (denominada investidora) na aquisição de ações ou quotas do capital de outra pessoa jurídica (denominada investida).” (Neves e Viceconti; 2000: 117) Esses investimentos em participações societárias, representados por quotas de capital ou ações podem ser de caráter temporário ou permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com