TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Max e as Lutas Sociais

Por:   •  17/1/2023  •  Resenha  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ‘’JÚLIO DE MESQUITA FILHO’’

ANA JULIA MATTA CRUZ

CAMILE VITORIA ALVES

RA: 211061964

RA: 211062839

TRABALHO TEMÁTICO: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARÍLIA

2023

ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

De acordo com as pesquisas realizadas, em diferentes bases de dados, a Arte é compreendida como uma manifestação estética com ligação nas emoções e sensações dos indivíduos. Como por exemplo, a música, a literatura, o cinema, a pintura, o teatro, entre diversas outras formas artísticas. Ela é extremamente importante, pois, expõe características culturais e históricas da sociedade, sendo uma representação dos momentos vivenciados, fazendo tornar-se por conhecido crenças e desperta novas formas de interpretações de objetos.

A Arte na educação infantil é um recurso excepcional, fortalece o desenvolvimento, por meio de ensinos mais didáticos e leve, onde os alunos podem trabalhar sua criatividade, pensamento crítico, sensibilidade, autoexpressão. Essa educação artística ajuda muito na formação da criança, assim como outras disciplinas curriculares, a Arte é relevante para esse processo de crescimento intelectual.

Analisando a Arte no cotidiano escolar, a escola é o lugar da linguagem e o objetivo é conseguir transpassar a linguagem de uma forma para outra. Quando realizamos uma atividade artística desde cedo, ela obviamente tem uma função pedagógica, mas também tem um lado divertido e criativo, por exemplo, um teatro te ajuda a trabalhar diversas linguagens em um único trabalho. Quanto mais cedo você elaborar atividades artísticas, ao final da escolaridade essas crianças já estarão conseguindo decidir sozinhos o que e como fazer. Abordar a cultura e a arte nas escolas tem sido uma forma viável e prática na construção dos saberes, a escola se transforma em um ambiente dinâmico e atrativo, e como isso influência positivamente no rendimento dos alunos. Coelho (1987) afirma ‘’a escola faz-se um local essencial e privilegiado para que essa formação do indivíduo seja bem alicerçada, sendo ele composto por espaços educativos, moralizadores, libertários e orientadores, com o intuito de esse ser em formação chegar ao pleno desenvolvimento de suas capacidades humanas, ou seja, seu autoconhecimento, bem como ter acesso às culturas presentes no ambiente que o cerca’’.

A LDB, Lei de Diretrizes e Base para a Educação Nacional, no artigo 26, inciso 2º estabelece que o ensino de arte seja obrigatório na educação básica, que compõe a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, legitimando a arte como uma área curricular, ou seja, conforme a legislação brasileira, a Arte para a educação faz com que a escola seja um espaço voltado para o desenvolvimento, produção e execução de atividades artísticas, sendo proporcionada por sua comunidade, coordenadores pedagógicos, professores, diretores e alunos. É nesse raciocínio que percebemos que a escola é um importante local de memória social e de um sistema de produção cultural, pois o conhecimento que ela produz é reconstruído à medida que os alunos funcionam como sujeitos culturais, críticos, participantes e autores de suas próprias experiências.

As atividades utilizando a arte como base na escola é necessário no momento em que os alunos desenvolvem sensibilidade e dinamismo para o cotidiano dentro e fora do ambiente escolar. Com diversas formas de se fazer arte em ambiente escolar notamos o teatro de sombras que tem sua origem na China, de onde se espalhou para o mundo, constitui-se no manejo de um boneco, entre uma luz e uma tela, que leva ao espectador sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco.

          

    Nesta forma de representação teatral pode-se utilizar variados tipos de objetos para a formação dos fantoches como garrafas pets, tampinhas, ursos de pelúcia até mesmo bonecos confeccionados em EVA na própria escola pelos alunos, desenvolvendo também suas atividades motoras e consciência em relação a assuntos como reciclagem, esta atividade dá liberdade ao docente para escolher a história que está sendo contada utilizando da imaginação para retratar problemas hodiernos e conscientizar as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (289.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com