TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textual

Ensaios: Leitura E Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

1- Leia o texto que segue e responda ao questionamento subsequente.

NO PARAÍSO DA TRANSGRESSÃO

"Vivemos feito bandos de ratos aflitos, recorrendo à droga, à bebida, ao delírio, à alienação e à indiferença, para aguentar uma realidade cada dia mais confusa".

A gente se acostuma a criticar os jovens por eles serem pouco educados, os homens por serem arrogantes, as mulheres por serem chatas, os governos por serem omissos ou incompetentes, quando não mal-intencionados. Políticos sendo acusados de corrupção é tão trivial que as exceções se vão tornando ícones, ralas esperanças nossas. Onde estão os homens honrados, os cidadãos ilustres e respeitados, que buscam o bem da pátria e do povo, independentemente de cargos, poder e vantagens?

Transgredir no mau sentido é natural entre nós. Ladrões e assassinos, mesmo estupradores, recebem penas ridículas ou aguardam o julgamento em liberdade; se condenados, conseguem indultos absurdos ou saem em ocasiões como o Natal, e boa parte deles naturalmente não volta. Crianças continuarão a ser estupradas, inocentes mortos, velhinhos roubados, mulheres trancadas em suas casas, porque a justiça é cega, porque as leis são insensatas e, quando prestam, raramente se cumprem... (Revista Veja, 07/03/09, Lya Luft)

Cite e explique qual é a função de linguagem predominante no texto acima e aponte, pelo menos, duas características explícitas nele encontradas, que remetem à função de linguagem atribuída. Veja que a resposta não pode ser generalizada, ou seja, deve estar focada no texto lido. (2,5 pontos)

Resposta: A função de linguagem predominante no texto acima é a função poética, a qual tem como características o fato de ser centralizada na mensagem, ou seja, o conteúdo transmitido pelo emissor através do uso da linguagem figurada, bem como, pela fuga das formas comuns, procurando atrair pela estética, pela beleza, valorizando a combinação das palavras. Fatos estes que podem ser percebidos pela utilização do adjetivo “bando de ratos” para se referir à sociedade, e também pela forma de falar que “A gente se acostuma a criticar os jovens por eles serem pouco educados, os homens por serem arrogantes, as mulheres por serem chatas, os governos por serem omissos ou incompetentes, quando não mal-intencionados”.Por tais razões no texto acima predomina a função poética. (ERRADA!!!!!!!!!!)

NA CORREÇÃO A MULHER FALOU QUE ERA FUNÇÃO REFERENCIAL!!!

ENTÃO PEGA O LIVRO E SAI FALANDO SOBRE ELA!!!!!

2- Para que ocorra a variação linguística vários fatores se fazem presente, influenciando esse fenômeno. Identifique e explique, no trecho que segue o fator predominante de variação na linguagem usada e também explique qual é o principal nível de linguagem, levando-se em conta que as alterações na língua resultam em mudanças na forma de registrar o que falamos ou escrevemos. (2,5 pontos)

“O senhor, para não usar de aspereza com o juiz, coloca data vênia, que quer dizer "com o devido respeito". Após fazer o uso de data vênia, pode falar o que quiser para o juiz. Os sinônimos de data vênia seriam: permissa vênia, concessa vênia. Eu jamais repito data vênia no mesmo processo. Só data vênia, data vênia, fica enfadonho, né?”

Resposta: No trecho acima, o fator predominante de variação na linguagem usada é a utilização da palavra “né?”, uma vez que é uma marca de oralidade utilizada na linguagem oral. Já o principal nível de linguagem do trecho é o coloquial ou familiar, uma vez que o locutor demonstra descontração da oralidade faz uso de certos deslizes gramaticais, conforme demonstrado na frase “Só data vênia, data vênia, fica enfadonho, né?”.

3- Explique as informações implícitas (nas entrelinhas) dos dois trechos destacados no texto que segue. Veja o que está por trás da fala, ou seja, o que se pode deduzir avaliar, a partir das colocações marcadas. (2,5 pontos)

Entrevista com Romário – Revista VEJA, 10 de novembro de 2010.

“Sempre dei resposta em campo. Em Brasília vai ser igual. Claro que não entendo nada de política. Por isso, existem os assessores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com