TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTAÇÕES POPULARES ARTICULADOS PELAS REDES SOCIAIS

Por:   •  15/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS .........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

As manifestações tem o objetivo de demonstrar (em geral ao poder instalado) o descontentamento com a respectiva promoção em relação às matérias públicas. É habitual que se considere a manifestação com um êxito maior quanto mais pessoas participarem até porque as manifestações existem em todos os países democráticos.

No presente trabalho abordaremos sobre a importância da internet e das redes sociais na divulgação e propagação das manifestações, vamos mostrar também que as manifestações que apareceram recentemente na sociedade brasileira são provas de que existia intensa insatisfação por baixo de uma aparente “normalidade”. Abordaremos também o porquê a população ganha às ruas quando se sentem insatisfeitos com os rumos que os governantes estão dando para nossa sociedade.

O quanto às redes sociais são utilizadas para mobilizar e discutir os formatos dos protestos. A diferença das manifestações antigamente e na atualidade e quais objetivos os manifestantes buscam fazendo tais mobilizações.


  1. DESENVOLVIMENTO

As manifestações atuais surgiram como uma explosão no Brasil, a sociedade brasileira clamara por justiça, melhorias na educação, saúde, taxas cobradas em transportes coletivos, essa última citada foi o estopim, quando as passagens de ônibus urbano iriam ter um reajuste de vinte centavos, sendo a gota d’água para que o “povo” pudesse ir para as ruas mostrar a sua indignação, insatisfação e frustração com a maneira que os governantes estavam conduzindo o nosso país.

As principais manifestações populares na história do Brasil foram a Revolta da Vacina em 1904, greves operárias no início do Século XX, Passeata dos 100 mil em 1968, Comício das Diretas Já em 1984 e o Impeachment de Collor em 1992.

O Capitalismo já consolidado é desde os primórdios o maior motivo das desigualdades sociais, desde muitos séculos atrás os operários lutavam contra os burgueses na tentativa de ter uma vida mais digna, e com seus direitos reconhecidos, como salário justo, férias, carteira assinada, atendimento médico de qualidade e educação e assim diminuir o impacto das diferenças sociais que assim foi desencadeada.

Hoje em dia o Capitalismo Industrial tornou-se a razão dos chamados novos movimentos sociais, por causa principalmente das grandes acumulações de capital.

O descaso, a falta de respeito, e o desmando com o dinheiro público fizeram com que as pessoas acordassem e começassem a debater sobre o que poderia ser feito já que o Brasil é um país democrático e tem a total liberdade de expressar os seus descontentamentos, e colocar a maior quantidade de pessoas nas ruas para mostrar além da indignação, que as pessoas estão unidas e não são omissas ao mau caratismo que acontece embaixo do nariz da sociedade.

Diferentemente de antigamente, onde a forma mais eficaz de divulgar manifestações e passeatas era o “boca a boca”, hoje em dia com a globalização e sistematização este modo fora substituído pelas redes sociais, que permitem que a divulgação do que está acontecendo seja instantâneo, e que os gritos que ecoam no país sejam ouvidos e vistos de forma escancarada como um descontentamento que vão desde o aumento da passagem do transporte público até a corrupção, enquanto que no passado as palavras de ordem eram contra a tortura, regime militar, mortes entre outros fatores.

Os movimentos sociais são muito importantes para a evolução de um país, a população utiliza desse processo que é totalmente democrático para mostrar sua insatisfação com o governo e líderes da sociedade.

As vozes unidas gritam com o objetivo em comum, buscam por mudanças, transformações sociais, além da exigência de que a demanda que vem da população sejam prioridades nas políticas públicas.

Se voltarmos um pouco no tempo, veremos que as manifestações fizeram e fazem parte de toda ema sociedade, podendo ser considerada um trunfo no processo de mudança dos países que utilizam a democracia para mostrar que juntos conseguem alcançar os objetivos desejados.

Todos os países que utilizam do processo democrático usam essa ferramenta chamada mobilização e manifestação para que a massa popular mantenha-se unida por causas em comum, ou seja, pelo bem da sociedade como um todo.

O mau uso do dinheiro público, e as obras superfaturadas na construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014, também virou motivo de revolta entre os cidadãos brasileiros, já que com esse dinheiro que está sendo investido na Copa do Mundo, muitas escolas poderiam ser construídas, muitas famílias poderiam ganhar um lar em virtude da construção de casas populares, e a melhoria na saúde seria incontestavelmente motivo de orgulho nacional, sem contar com os inúmeros projetos que o governo vigente afirma não tirar do papel por falta de dinheiro nos cofres públicos. Nessas recentes manifestações o governo não contou conversa ao taxar os manifestantes de vândalos.

Mas esses atos de democracia e clamor possuem dois lados, pois enquanto uma grande parte lutam em busca de causas nobres, fazendo manifestações pacíficas de cara limpa e de peito aberto, o outro lado vai em busca de vandalismo, são pequenos grupos que saqueiam lojas, arremeçam objetos contra os policiais e depredam o que veem pela frente, preferindo e dando ênfase a uma preguiça intelectual de conhecer as causas e lutar por elas, tentando tirar proveito da situação e conseguindo dessa forma um silêncio do governo que usa desse vandalismo ao seu favor para se omitir de qualquer responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com