TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA SOBRE SERVIÇO DE EMPRESAS

Relatório de pesquisa: MATEMÁTICA SOBRE SERVIÇO DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalho de Ciências Contábeis do primeiro semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Introdução a Contabilidade.

Orientador: Equipe de Professores do 1º Semestre.

Cacoal - RO

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO 4

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS: 4

2.3.1 Análise Interna 7

2.3.2 Análise externa 7

2.4 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESARIO 8

2.5. PATRIMÔNIO 9

2.5.1 Capital Social 10

2.5.2 Reservas de Capital 10

2.5.3 Reservas de Reavaliação 11

2.5.4 Reservas de Lucros 11

2.5.5 Prejuízos Acumulados 12

3. CONCLUSÃO 13

4. REFERÊNCIAS 14

1. INTRODUÇÃO

Todo o contexto empresarial depende da contabilidade que na verdade estrutura orienta e determina a direção que uma empresa deve seguir, distribuir seus recursos, relacionar-se com fornecedor e consumidores.

Contabilizar, administrar e gerenciar são operações da matemática onde: Soma-se informações e execuções; Subtrai-se problemas identificando conflitos e resolvendo-os, registrando fatos e documentos, compensando pagamentos em conformidade das obrigações firmadas e eleitas por leis; Divide-se em cargos as responsabilidades e obrigações e multiplica-se os resultados-constituídos com os bons pagamentos, boas pactuações, bonificações e lucros certos e vantajosos.

Expressado em números é o ambiente externo que gera a informação que influência no acréscimo ou decréscimo de produção e ou venda de um determinado item. Através das mudanças demográficas, políticas, ecológicas, socioeconômicas, tecnológicas e legais o gestor planeja e executa projetos que determinam o desenvolvimento ou falência de uma empresa. Também é fato contábil os aspectos jurídicos que é de importância relevante a vida pregressa do candidato ao mundo empreendedor. Pois são contabilizados todos os recursos, desde a integridade psíquico–social até seus recursos financeiros disponibilizados ao investimento assim como os pretensos recursos à adquirir.

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS:

A matemática possui uma importância significativa dentro da administração e organização de uma empresa, trazendo uma enorme contribuição permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros e humanos. No âmbito empresarial a matemática trás também instrumentos para a administração das organizações dando suporte na tomada de decisões diminuindo assim os riscos em planos futuros. As vantagens trazidas pelo uso de ferramentas matemáticas na administração de uma empresa podem ser observadas na pratica como:

• Permitir tratar o problema em seu conjunto e com todas as variáveis simultaneamente.

• Condução a soluções quantitativas.

• Permitir o entendimento dos fatos de uma forma melhor que a descrição verbal.

• Descobrir relações existentes entre vários aspectos do problema, não percebidas na descrição verbal.

Enfim, é possível administrar uma empresa e levar seu desenvolvimento a sério sem que a matemática e suas ferramentas estejam presentes no seu cotidiano diário. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes à matemática. É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas quebram no terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias de informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES:

Para a elaboração e implementação de um bom planejamento estratégico é necessária uma pesquisa para ter conhecimento, para uma melhor aplicação. O planejamento nasce a partir dos grandes objetivos que a organização quer atingir. O objetivo maior do planejamento é desenvolver estratégias para obter um melhor desempenho e um resultado final melhor. As primeiras ações desencadeadas deverão definir o propósito da missão. A missão dever ser definida em termos de satisfazer alguma necessidade do ambiente externo de acordo com o que a empresa produz ou oferece. Uma das formas de definir o objetivo estratégico do planejamento parte da análise dos ambientes e objetivos estratégicos.

De acordo com Stoner (1985), a estratégia define uma direção única para a corporação e orienta o aproveitamento dos recursos disponíveis no intuito de alcançar seus objetivos. Ainda segundo o mesmo autor, “estratégia pode ser definida como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo” (OLIVIA, et al., 2013) .

A análise dos ambientes é o primeiro passo do processo de planejamento e através dele que as informações serão obtidas e nortearão os objetivos. A análise capta e mantêm atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente e a si própria, identificando e monitorando seus concorrentes e o mercado. É com base nesses dados que a empresa se antecipa as mudanças provocadas nos diversos ambientes.

A estratégia orienta a utilização dos recursos internos visando potencializar a empresa, para que a mesma possa atuar melhor no macroambiente, aproveitando oportunidades e reduzindo ameaças.

Assim sendo, para a definição das estratégias de uma organização é fundamental que seja realizada a priori um estudo detalhado do macroambiente, no qual a empresa atua e do qual faz parte. Na elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com