TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICAS NO MANUTENÇÃO DE NEGÓCIOS

Trabalho acadêmico: MATEMÁTICAS NO MANUTENÇÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS 4

2.1 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES 4

2.2 Aspectos Jurídicos do Empresário 5

2.3 A participação da contabilidade nas empresas 6

3 BALANÇO PATRIMONIAL 8

3.1 ABAIXO MODELO DE BALANÇO PATRIMONIAL 8

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado no âmbito que envolve conceitos introdutórios em: contabilidade, administração, matemática e direito público e privado, cujo tema é a analise do contexto empresarial, mais propriamente o cenário de otimismo para as pequenas empresas gaúchas.

O principal objetivo da contabilidade é o de fornecer a informação útil para a tomada de decisões por parte dos seus mais variados utilizadores, indo ao encontro daquilo que supostamente dela se espera, ou seja, que meça com rigor, divulgue com oportunidade e relate com integralidade.

Dentre as várias disciplinas oferecidas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, existem duas áreas necessárias e imprescindíveis a todo profissional, seja para atuação em negócios de terceiros, empresas ou para administrar as finanças pessoais. Essas duas áreas são a Matemática e a Contabilidade.

Por fim, o trabalho enumera questões relevantes onde destaca-se a matemática sendo importante para o contador, empresa e cidadãos comuns, levando em considerações assunto atuais como os fatores ambientais nas organizações e como utilizar-se do planejamento para evitar impactos negativos, sem esquecer-se das questões jurídicas sobre a capacidade e incapacidade das pessoas e termina com a contabilidade na essência, que é controlar a evolução patrimonial, quer seja, da pessoa jurídica ou física.

2 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Em todo o texto podemos ver facilmente, que a matemática foi aplicada para se calcular, períodos, porcentagens, crescimento, quantitativo de empresas, intenções de investimentos, aquisições, aumento de incentivos e recursos, fluxo de caixa, siglas de milhões em investimentos, número de entrevistados, elevação de custos de financiamento, aumento das vendas, variação de inadimplência e não poderia faltar a “penosa” carga tributária.

A matemática é de suma importância para o contador, principalmente em seu ambiente de trabalho que o auxiliam, nos lançamentos contábeis, conciliação de contas, diários, razões, saldo de contas, extrato bancário, demonstração de resultado do exercício-DRE, entre outras.

A Contabilidade e a Matemática são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade. Sempre caminharam juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social.

Podemos dizer que a contabilidade ocupa-se em estudar e fornecer relatórios adequados para a tomada de decisão das empresas, com a maior precisão possível.

Muitas são as situações do nosso dia a dia em que as pessoas físicas empregam os conhecimentos matemáticos. Muitas vezes fazemos isso sem perceber a importância que tais conhecimentos têm em nossas vidas.

Entretanto, ouvimos constantemente as pessoas afirmarem que a matemática é difícil, mas também parece ser unânime a idéia de que ela é importante e desempenha um papel fundamental para a nossa vivência. (ARAMAN, Eliane Maria, 2009, p. 1).

3 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

A influência dos fatores ambientais no funcionamento das organizações são muitos e podem ser positivos ou negativos.

Fatores ambientais que têm impacto sobre as organizações:

• Global

• Tecnologia

• Velocidade

• Personalização (customização)

• Capital intelectual/Trabalhadores do conhecimento

• Crescimento lucrativo

Com o planejamento, o gestor pode determinar antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas, minimizando assim os impactos negativos.

Nos dias atuais um fator ambiental que nos chamam bastante atenção são as variáveis tecnológicas, que diariamente lançam no mercado novos produtos, como computadores, notebook e celulares.

Sabendo das variações tecnológicas constantes, através de um planejamento estratégico bem definido o gestor tem como evitar que a sua empresa fique defasada, frente aos seus concorrentes evitando prejuízos.

4 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

O novo Código Civil, no seu artigo 5º, considera absolutamente incapazes de exercer pessoalmente aos atos da vida civil:

I - Os menores de dezesseis anos.

II - Os loucos de todo o gênero.

III - Os surdos-mudos, que não puderem exprimir a sua vontade.

IV - Os ausentes, declarados tais por ato do juiz.

O artigo 6º considera incapaz, relativamente a certos atos (art. 147, n. I), ou à maneira de os exercer:

I - Os maiores de dezesseis e os menores de vinte e um anos.

II - Os pródigos.

III - Os silvícolas.

Parágrafo único. Os silvícolas ficarão sujeitos ao regime tutelar, estabelecido em leis e regulamentos especiais, o qual cessará à civilização do país.

Conforme artigo 9º adquire-se a capacidade, aos vinte e um anos completos onde acaba a menoridade, ficando habilitado o indivíduo para todos os atos da vida civil.

§ 1° Cessará, para os menores, a incapacidade:

I - Por emancipação do pai, ou, se for morto, da mãe, e por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezoito anos cumpridos.

II - Pelo casamento.

III - Pelo exercício de emprego público efetivo.

IV -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com