TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  20/8/2018  •  Bibliografia  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

MARCOS ROBERTO DA SILVA FILHO

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Vitória da Conquista[pic 1][pic 2]

2018

MARCOS ROBERTO DA SILVA FILHO

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Trabalho apresentado a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR, como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina, semestre 2018.2.

Orientadora: Profᵃ. Ms. Débora Valim Sinay Neves

                                                        

Vitória da Conquista

 2018[pic 3]

SUMÁRIO

1- O QUE É CIÊNCIA?        4

2- O QUE É PESQUISA CIENTÍFICA?        4

3- EXEMPLO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA ÁREA DA FARMÁCIA?        4

4- DEFINIR PROBLEMA DE PESQUISA?        4

5- DEFINIR OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS?        4

6- O QUE É METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA?        5

7- DEFINIR INSTRUMENTOS COLETAS DE DADOS E SEUS TIPOS?        5

8- O QUE SÃO SUJEITOS DE PESQUISA?        5

9- O QUE É CAMPO DE PESQUISA?        5

10- DEFINIR TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E COMENTAR SOBRE SUA IMPORTÂNCIA?        6

11- DIFERENCIAR APÊNDICE E ANEXO?        6

12- QUAL A IMPORTÂNCIA DA PLATAFORMA BRASIL PARA PESQUISA CIENTÍFICA?        6

13- DEFINIR COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA E SUAS AÇÕES?        6

14- DEFINIÇÕES CONEP E SUAS AÇÔES?        6



  1. O QUE É CIÊNCIA?

É o conhecimento das causas pelas causas. É o conhecimento demonstrativo, composta por três componentes: a observação, a experimentação e as leis. É a união entre o conhecimento teórico, a prática e a técnica.

  1. O QUE É PESQUISA CIENTÍFICA?

É a investigação metódica, organizada, da realidade, para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que os regem com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefício do homem.

  1. EXEMPLO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA ÁREA DA FARMÁCIA?

A institucionalização da seleção de medicamentos em hospitais públicos por meio do planejamento estratégico situacional.

Desde a publicação da primeira relação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1977, essa instituição de saúde e diversas outras em todo o mundo têm fomentado a importância da promoção de políticas de medicamentos essenciais para os serviços de saúde.  Para isso, a equipe de pesquisadores realizou, em conjunto com os atores do serviço, a implantação do Planejamento Estratégico Situacional (PES) por meio dos momentos explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Por meio deste trabalho, observou-se que o método PES caracteriza-se como uma ferramenta recomendada para a implantação de atividades fundamentais da seleção de medicamentos, agrupadas em três objetivos gerais alcançados: 1) a regulamentação de fluxos e procedimentos para a seleção de medicamentos; 2) a organização de comissões de farmácia e terapêutica e 3) a elaboração de listas de medicamentos essenciais.

  1. DEFINIR PROBLEMA DE PESQUISA?


            O problema de pesquisa é aquilo que você está procurando saber, o objetivo da sua pesquisa de mercado. Toda pesquisa deve ter um objetivo, um tema, uma necessidade real de informação.

  1. DEFINIR OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS?

O objetivo geral tem como resposta a conclusão do estudo e os objetivos específicos estão relacionados com a metodologia e os resultados. Exemplo Objetivo Geral:  Comparar o uso de diferentes metodologias        de treinamento na capacitação de empregados do setor de construção civil.

Exemplo Objetivo Específico:  Comparar a taxa de assertividade para cada um dos grupos de empregados, no que se refere as questões de cálculo numérico, por meio de entrevistas.

  1. O QUE É METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA?

O método científico é um conjunto de atividades sistemáticas e racionais, mostrando-lhe o caminho a ser seguido e permitindo-lhe detectar erros e auxiliando nas decisões. Sua aplicação correta proporciona segurança e economia, e permite obter conhecimentos eficazes, com qualidades essenciais à sua natureza.

  1. DEFINIR INSTRUMENTOS COLETAS DE DADOS E SEUS TIPOS?

Métodos e técnicas de coleta de dados e informações qualitativas são objeto de estudo nas disciplinas de avaliação e gerência de projetos. Esta área de conhecimento envolve considerações sobre uma grande variedade de aspectos, tais como: projeto de instrumentos de coleta de dados, estimativa de custos de obtenção, controle de qualidade, confiabilidade, validação, seleção de amostras, métodos de processamento, métodos de análise, métodos estatísticos, técnicas de apresentação de relatórios. A decisão sobre que instrumento utilizar, como, onde e quando aplicar. pode ser complexa, dependendo do porte e abrangência do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (303.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com