TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO SOCIAL FEMINISTA: ORGANIZAÇÃO, LUTA E DIREITO RESUMO

Casos: MOVIMENTO SOCIAL FEMINISTA: ORGANIZAÇÃO, LUTA E DIREITO RESUMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  3.794 Palavras (16 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 16

MOVIMENTO SOCIAL FEMINISTA: ORGANIZAÇÃO, LUTA E DIREITOS

Ione Gomes da Silva

Ionegomes14@hotmail.com

Patrícia Souza da Silva

Patriciaepamela2012@hotmail.com

Lucineide Cardoso do Nascimento

lucyosodrac@hotmail.com

Mamanguape-PB ,2014

ARTIGO apresentado à disciplina MOVIMENTOS SOCIAIS para a obtenção de nota, conforme a unidade III do semestre 2013.1.

SUMÁRIO

RESUMO........................................................................................................................04 1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................04

2.MOVIMENTO SOCIAL FEMINISTA....................................................................04

3.O MOVIMENTO FEMINISTA NO BRASIL.........................................................06

4.O MOVIMENTO FEMINISTA E A LUTA POLÍTICA........................................08

5.O MOVIMENTO FEMINISTA E A ESCOLA.......................................................09

6.CONCLUSÃO.............................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................12

MOVIMENTO SOCIAL FEMINISTA: ORGANIZAÇÃO, LUTA E DIREITO

RESUMO

O movimento feminista é um movimento social, político que luta pela igualdade entre os gêneros. As mulheres lutam pela liberdade feminina em relação ao seu corpo e pensamento, e a garantia da participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Uma das principais bandeiras de luta é o combate a violência contra a mulher e a luta por políticas públicas voltadas para as mesmas. Não se organizam de uma forma centralizada, e recusam uma disciplina única. O presente artigo aborda a compreensão do que é o movimento feminista e suas bandeiras de luta e como o mesmo se organiza, no mundo e no Brasil. Para tal compreensão utilizamos da metodologia de pesquisa bibliográfica, e ancoramos nossa pesquisa em autores como Alves e Pitanguy ( 1991), Gohn ( 2011), Alambert (1986), Gurgel (2005), Miranda (2009), Soares (1994), Souza (2010), Timóteo (2013) e Kátia Pupo.

Palavras-chave: movimento feminista, igualdade de gênero, bandeiras de luta

1.INTRODUÇÃO

O movimento social é uma ação coletiva de um grupo organizado com o objetivo de alcançar mudanças sociais por meio de reinvindicações, de acordo com os seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico, permeado por tensões sociais. Podendo promover mudanças, transição ou mesmo a revolução de uma realidade contrária a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como um empecilho a realização dos anseios deste movimento, o último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses.

Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas, segundo GOHN, os movimentos sociais possuem identidade, fundamentam-se em um projeto de vida e de sociedade, contribui para organizar e conscientizar a sociedade, apresentam conjuntos de demandas vias práticas de pressão mobilização(2011, p.336). O que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa, ou seja os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira.

2.MOVIMENTO SOCIAL FEMINISTA

O Movimento Feminista tem seu inicio na Revolução Francesa. Os conflitos que ocorriam na França por mudanças no sistema político, levou mulheres a se manifestarem contra a sujeição a que eram submetidas, nas mais diversas modalidades: política, econômica, social, familiar, educacional, jurídica, entre outras. “O feminismo adquire uma prática de ação política organizada. Reivindicando seus direitos de cidadania frente aos obstáculos que o contrariam, o movimento feminista, na França, assume um discurso próprio, que afirma a especificidade da luta da mulher” (ALVES; PITANGUY, 1991, p. 32).

Após a segunda Guerra Mundial as mulheres foram à luta para reivindicar a liberdade feminina em relação ao seu corpo e pensamento, os quais eram oprimidos por uma cultura extremamente machista. Nos anos 60 aos anos 80 o feminismo busca o fim da discriminação feminina e a igualdade entre os gêneros. Segundo ALAMBERT

“As mulheres que trabalhavam nas empresas capitalistas eram vitimas das mais cruel exploração e descriminação. E a maioria da população feminina vivia enclausurada na família, em regime patriarcal. Os direitos de propriedades dos homens, consagrados pela lei, agravavam a dependência econômica das mulheres [...] as mulheres estavam ausentes da vida política e administrativa do país.” ( 1986, p.57)

Com a Revolução Industrial as mulheres começaram a trabalhar nas fábricas, devido a sua mão de obra ser mais barata, do que as dos homens. A partir daí as mulheres perceberam que poderiam conquistar sua liberdade, onde começaram a se manifestar. Em 8 de Março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova York entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução do horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, se declarou um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Então os Movimentos Feministas são movimentos políticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com