TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Tese: MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

- MUDANÇA ORGANIZACIONAL

As sociedades sempre passaram por mudanças no caminhar da história humana. No que tange às Organizações (empresas), estas também tiveram que adaptar-se a essas mudanças sejam elas tecnológicas, políticas, ecológicas ou em aspectos sociais.

Na busca por eficiência e eficácia as empresas precisam compreender o ambiente interno e externo no qual esta inserida, perceber que há um aprendizado constante e contínuo, e que sofre influencias deste.

5 – PARADIGMAS E QUEBRA DE PARADIGMAS

Podemos definir paradigmas como as teorias e processos dominantes, num certo período, com funções normativas e postulando o que é ou não possível a respeito da constituição e funcionamento do mesmo.

Dentro das organizações esses paradigmas normatizam os diversos processos além de oferecer uma visão padronizada acerca do conjunto de problemas possíveis e a forma de resolvê-los.

Em relação à quebra de paradigmas, implica em reajustar as crenças, incorporando uma nova perspectiva baseada em um novo conhecimento adquirido e não, necessariamente, numa transformação radical imposta.

6 - COMO A EMPRESA DEVE SE PREPARAR PARA MUDAR SEMPRE QUE NECESSARIO

As empresas modernas devem ter em mente que o ambiente a que pertence está em frequente movimento, e ter um olhar atento para adaptar seus sistemas a estas mudanças sempre que necessário.

O gestor ao perceber essas mudanças e a necessidade de inovar, de forma a alterar os paradigmas dos processos existentes, terá que provocar mudanças muitas vezes não bem vindas de início, pois podem alterar as estruturas hierárquicas formais e rígidas existentes, além das normas, procedimentos, controle e a cultura organizacional da empresa. O primeiro ponto a considerar neste processo de mudança é o agente de mudança, ou seja, a pessoa da empresa ou não que irá gerenciar o processo.

O gerenciador do processo de mudança, após estabelecido o que deverá ser mudado, como e quais colaboradores serão afetados, deverá fazer uma avaliação do processo e agir de forma a prevenir o estresse organizacional. Para isto deverá fazer uso de ferramentas de ciência comportamental para influenciar adequadamente as pessoas durante o processo de mudança.

7 - CONCEITO DE GESTÃO

Ato de gerenciar e administrar, orientado nos princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa, em direção ao objetivo fixado pela organização. Cabe à gestão a otimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informação relevante e, por essa via, contribuir para o seu desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietários e para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular.

Segundo o conceito clássico, desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos. Daí se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando (ou liderança) e de controle.

8 - OS VÁRIOS PAPÉIS DO GESTOR

As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, porem, mai estas funções foram condensadas em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.

Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório.”.

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Organizar: pode-se constatar que […] se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.

Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas".

Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados."

Controlar: acompanhar todos os processos através de um checklist e feedback.

Além disso, ao gestor organizacional compete a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

9 - ENTREVISTA

Nome: Antônio Lisboa dos Santos;

Função: Gerente Geral da Tumelero Materiais de Construção S/A

Filial: Uruguaiana-RS

Entrevistador: - Como o Senhor definiria o conceito de gestão?

Gerente Geral: - Eu diria que é o ato de gerir ou de administrar, consiste em governar, dirigir e organizar a empresa, atingido as metas e buscando seus objetivos.

Entrevistador: - Qual o papel do gestor organizacional?

Gerente Geral: - Liderar pessoas, o que é uma tarefa árdua, e para isso deve conhecer muito bem a empresa seus processos gerenciais bem como os seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com