TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiavel e a atualidade

Artigo: Maquiavel e a atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  Artigo  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

Maquiavel e a atualidade

Nicolau Maquiavel, pensador italiano destacou-se por sua principal obra `` O príncipe´´, onde pretendia `dar instruções´ para o príncipe de Médice de como conquistar territórios e manter-se no poder tendo a aprovação do povo conquistado.

Em sua obra, destacam-se vários pensamentos e sua ideologia sobre como conseguir seus objetivos, entre elas a idéia marcante de que `` os fins justificam os meios´´, onde para se obter algo como poder ou riquezas não importa por quais caminhos você trilhe, quais princípios lhe norteiam, o principal é atingir seu objetivo.

Hoje na realidade brasileira e mundial vemos fatos que nos remetem às idéias de Maquiavel.

Recentemente tivemos como líder da República Brasileira uma figura tipicamente neo populista, onde transmitia uma postura de presidente do povo, inclusive com características físicas, como barba, camisa semi-aberta e postura humana. Este tipo de governo é muito envolvente e popular, como se fosse o `` Salvador da Pátria´´ , mas que buscava o poder a qualquer custo. Um príncipe deve ser reconhecido, portanto deve ficar bem próximo daqueles que o adoram. Aparecer sempre, é um modo de permanecer no poder.

Na America Latina também observamos líderes com o mesmo perfil e inclusive com características bem marcantes como é o caso do presidente da Venezuela Hugo Chavéz. Ele é um típico líder popular mas que sem dúvida usa de muitos fins imorais, não éticos para se manter no poder. Na Venezuela, Chávez estruturou as missões bolivarianas, cerne de sua política assistencial, cujo objetivo é combater doenças, a desnutrição, a pobreza e outros problemas sociais, obtendo assim enorme popularidade, onde centralizou o poder e controla a Assembléia Nacional, o Tribunal Supremo de Justiça, o Banco Central da Venezuela e a indústria petrolífera, ou seja não existe poder sem Estado forte,e também não existe poder sem o apoio de seu povo idéia muito pregada por Maquiavel.

Nicolau Maquiavel foi um dos primeiros filósofos a tratar a política como ela é na sua realidade, ele fez da política ou a arte de governar uma idéia separada da ética e da moral, ou seja, a política deve ser um fim em si mesmo, e essa realidade é encontrada no cenário político brasileiro e mundial, com políticos corruptos e desumanos, mas com cara de ``bonzinho´´. São verdadeiros lobos em pele de cordeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com