TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Trabalho Universitário: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Deve-se entregar ao cliente mais do que ele espera, surpreendendo-o, pois na maioria das vezes ele tem produtos semelhantes com preços menores, com formas de pagamentos diferenciados, o que dificulta ele ser fiel.

Segundo Cobra (1997, p. 32) “ o papel social do marketing é sem dúvida, satisfazer as necessidades do consumidor. Mas o que se vê na realidade brasileira é que o marketing é muitas vezes associado na expectativa de criar desejos de consumo de certos produtos ou serviços inócuos ou que não atendem a nenhuma necessidade”.

É ele que muitas vezes induz o cliente a comprar, pois o marketing deve ser bem planejado de forma a atender as expectativas da empresa e também as necessidades dos clientes que serão atraídos pela forma de como o marketing será apresentado.

Para Pizzinatto ( 2005, p. 1) “ o marketing é a área da administração que gerencia relações da empresa com o mercado; entretanto, conceitualmente, vem passando por evoluções derivadas em sua aplicação, das quais o foco no cliente é a mais atual”.

Percebe-se então que o marketing é uma ponte entre empresa e consumidor criando assim um relacionamento que poderá ser duradouro desde que os dois sejam fieis um ao outro.

2.1.2 Marketing de Relacionamento

É através do marketing de relacionamento que a empresa procura entender seus clientes para que ações estratégicas sejam aplicadas de forma a atender as necessidades dos mesmos.

Segundo Bogmann (2002, p. 23) “O marketing de relacionamento é essencial ao desenvolvimento da liderança no mercado, à rápida aceitação de novos produtos e serviços e à consecução da fidelidade do consumidor. A criação de relações sólidas e duradouras é tarefa árdua, de difícil manutenção”. Sabemos que nos dias de hoje é difícil mantermos o cliente fiel, pois o mercado oferece varias vantagens para atraí-lo.

Para Madruga (2010, p. 20) “O marketing de relacionamento se refere a toda atividade de marketing direcionada a estabelecer, desenvolver e manter trocas relacionais de sucesso”. O sucesso do relacionamento depende de todas as atividades desenvolvidas pela empresa a fim de fidelizar o cliente.

Para Kotler (2000, p.35) “estabelecer relacionamentos mutuamente satisfatórios de longo prazo com partes-chave - clientes, fornecedores, distribuidores –, a fim de ganhar e reter sua preferencia e seus negócios no longo prazo”.

Para o relacionamento com o cliente ser completo Kotler apresenta uma visão que se considera importante percebemos que os fornecedores e distribuidores também devem fazer parte deste relacionamento, pois empresas dependem da ajuda dos mesmos para poder satisfazer seus clientes.

2.1.3 Satisfação do Cliente

Satisfazer o cliente é conquistar sua confiança e perceber que ele não é apenas um cifrão e sim alguém que precisa de atenção e também que suas necessidades sejam atendidas.

Para Churchill e Peter (2003, p.515) “concentra-se em fazer perguntas e ouvir as respostas dos clientes para definir seus desejos e necessidades”.

Se preocupar com o real motivo que faz o cliente vir até a nossa empresa, devemos mostrar atenção, simpatia, saber escutar, pois só o fato cliente vir até a nossa loja é um motivo de estarmos satisfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com