TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e Metodologia de Marx, Weber e Durkheim

Por:   •  10/6/2016  •  Bibliografia  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 10

Pensadores da Sociologia

A Sociologia é considerada uma nova ciência idealizada a partir dos produtos da Revolução Industrial. Com isso, inúmeras pessoas se dedicaram a longos anos de estudo da vida em sociedade, procurando descobrir seus segredos e tornar mais claras as relações que existem entre os homens.

Os mais notáveis estudiosos da época são Marx, Weber e Durkheim, e segue abaixo o estudo da vida e obra de cada.

Vida e Metodologia Sociológica de Karl Marx

Karl Heinrich Marx nasceu em 1818 em Trier, na antiga Prússia e morreu em Londres a 14 de março de 1883. Estudou Economia, Direito, Filosofia e História na Alemanha. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais e teve enorme importância para a política europeia.

Desde jovem, Marx se preocupava com a exploração do trabalho do homem, que não sente prazer em trabalhar, submetendo-se a tal para garantir sua sobrevivência. Em seus estudos na Universidade de Berlim, chamou-lhe a atenção as ideias do filósofo Hegel, e através do estudo mais aprofundado sobre este, começou a dar origem aos ideais que mais tarde viriam a ser conhecidos como Marxistas.

Em 1847, redigiu com Engels o Manifesto Comunista, filósofo que conhecera em Paris trabalhando em um jornal. O Manifesto Comunista foi a última obra escrita em parceria dentre muitas que trabalharam juntos, porém foi a primeira exposição da teoria que revolucionaria a sociedade europeia do século XX.

No ano de 1867, publicou o primeiro volume da sua obra principal, O Capital. É um livro fundamentalmente econômico, resultado dos estudos no British Museum, tratando da teoria do valor, da mais-valia, da acumulação do capital entre outros assuntos. Marx é o principal idealizador do socialismo e do comunismo revolucionário.

O marxismo, conjunto de ideais político-filosóficas, propunha a queda da classe dominante, através de uma revolução do proletariado. Em suma, criticava o capitalismo e seu sistema de livre empresa. Propunha uma sociedade na quais os meios de produção fossem de toda a coletividade.

O Marxismo

O Marxismo se fundamenta na ideia de que o sistema atual de economia, o capitalismo, era o responsável pela desordem social humana. Por isso, a classe trabalhadora deveria se unir com o objetivo de derrubar os capitalistas e eliminar de uma vez por todas as características abusivas desse sistema, que considerava ser o mais responsável pelas crises econômicas, políticas e sociais.

Ao analisar o capitalismo, Marx desenvolveu uma teoria para o valor dos produtos: o valor é a expressão da quantidade de trabalho social utilizado na produção da mercadoria. No sistema capitalista, o trabalhador vende ao proprietário a sua força de trabalho, tratada com o caráter de mercadoria, e submetida às leis do mercado, como concorrência, baixos salários. Com isso, chegou à definição do que seria a ‘’Mais – valia’’: a diferença entre o valor do produto final e o valor pago ao trabalhador. Os empregadores têm uma tendência natural de aumentar a mais-valia, acumulando cada vez mais riquezas.

Marx denominava os primeiros socialistas como ‘’utópicos’’, pois não apresentavam caminhos traçados para a sociedade em comuna, mesmo esses criticando o capitalismo. Karl Marx, ao contrário dos socialistas utópicos, procurou interpretar as necessidades da sociedade através do materialismo histórico ou dialético, e realizou a mais profunda análise do capitalismo feita até hoje. O materialismo tem duas vertentes distintas: O materialismo dialético, que coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, e o materialismo histórico, que coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social.

Por fim, para que a estrutura social fundamentada por Karl Marx desse certo, ele acreditava que a Educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes, e por isso defendia a educação técnica e industrial, educação pública e gratuita para todas as crianças. Esta era, na sua visão, a solução para retirá-las do trabalho nas fábricas. Defendia, ainda, que a educação deveria formar o homem nos aspectos físico, mental e técnico, trazendo os panoramas do estudo, lazer e trabalho.

A religião era outro ponto estudado e criticado por Karl Marx, pois ele acredita que as concepções religiosas tendem a desresponsabilizar as consequências dos atos dos homens.

Karl Marx fundou em 1864 a Associação Internacional dos Trabalhadores, chamada depois de Primeira Internacional dos Trabalhadores, com objetivo de organizar a conquista do poder pelo proletariado em todo o mundo.

Principais Obras

A questão Judaica , 1843

Crítica da Filosofia do Direito de Hegel ,1844

Contribuição para a Crítica da Economia Política , 1859

A Sagrada Família (Die heilige Familie), 1845

A Ideologia Alemã (Die deutsche Ideologie), 1845-46

Miséria da Filosofia (Das Elend der Philosophie), 1847

Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei), 1848

Trabalho assalariado e Capital, 1849

Estatutos Gerais da Asociação Internacional dos Trabalhadores, 1864

Salário, preço e lucro, 1865)

O Capital (Das Kapital) - Livro I, publicado em 1867; Livros II e III, publicado postumamente por Engels.

Vida e Metodologia Sociológica de Émile Durkheim

Émile Durkeim foi nascido na França em 15 de abril de 1858, e veio a falecer em 15 de novembro de 1917, é considerado o ‘’pai’’ da sociologia moderna. Durante sua vida escreveu quatro grandes obras relacionadas ao seu trabalho, sendo elas ‘’ A divisão do Trabalho’’, ‘’ Regras do Método Sociológico’’, ‘’O Suicídio’’ e ‘’ As formas Elementares da Vida Religiosa’’.

 Seu interesse pela ‘’Ciência Social’’ começou muito precocemente, ainda na escola, quando observou que dentre as matérias estudadas não se lecionavam temas sobre a psicologia, ética e por fim sociologia. Foi o fundador da escola francesa de sociologia, em 1887 quando é nomeado professor de pedagogia e de ciência social na faculdade de Bordeaux, no sul da França. Durante sua vida, presenciou muitos acontecimentos na Europa, como a crise econômica, Comuna de Paris, entre outras e talvez o mais importante de sua vida: a Primeira Guerra Mundial. Durante este período, trabalhou para a União Sagrada, que permitiu que realizasse uma análise psicossocial dos Estados envolvidos na Guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com