TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação De Conflito

Casos: Mediação De Conflito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

Núcleo de Mediação de Conflito de Diadema: breve relato de um mediador

Reginaldo Bombini

Apresentação

Este texto relata a experiência do Guarda Civil Municipal Reginaldo Bombini em sua atuação, como mediador, no Núcleo de Mediação de Conflitos de Diadema (NMCD).

Relato

O Núcleo de Mediação de Conflitos de Diadema (NMCD) é administrado pela Prefeitura Municipal de Diadema (PMD). O NMCD é uma instituição civil e pública, a qual presta serviços aos munícipes. Os mediadores que atuam no núcleo são conhecidos pelo nome, independente da profissão, ou seja, são cidadãos contribuindo na Resolução Alternativa de Disputas (RAD) através de métodos baseados na Mediação de Conflitos.

Basicamente, as atividades do NMCD funcionam por meio de plantões, nos quais os mediadores se revezam de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 17h. O NMCD foi divulgado por todo município, de maneira que de acordo com o problema, encaminham o reclamante/solicitante ou as partes envolvidas num conflito/disputa para o NMCD. Dessa forma, os conflitos são tratados de forma extra-judicial, confidencial, informal, discretas, imparciais, rápidas e desburocratizadas. Por exemplo, a Delegacia de Polícia, o Fórum, a Câmara Municipal de Diadema, a Prefeitura Municipal de Diadema (PMD) , dentre tantos outros órgãos ao tomar conhecimento de um conflito que pode ser resolvido fora do ambiente judicial e pacificamente instruem as partes a procurarem O NMCD. Assim, eles têm a opção de fazer a escolha pela mediação para resolução de seus conflitos.

O serviço de Mediação de Conflitos foi criado na cidade com o intuito de resolver e/ou amenizar o conflito, bem como semear os princípios de uma Cultura de Paz, orientada pela comunicação não-violenta, respeito ao próximo e melhora na conduta e relacionamento humanos, pois fora constatado que muitos crimes tinham sua origem em motivos banais, em pequenos conflitos que adquiriram proporções enormes com desfechos negativos, violentos, destrutivos e desagradáveis. Sendo assim, tal como a Lei Seca criada na cidade (com o fechamento dos bares às 23h ou a adequação do ambiente às normas regulamentadoras: segurança, acústica, etc.), foi criado o NMCD, com a finalidade de prevenir e reduzir os índices de criminalidade na cidade.

Os conflitos atendidos são os mais variados possíveis, tal como:

• Entre vizinhos - exemplo: infiltração na parede; odor insuportável, devido ao cão ou à falta de higiene ou ao problema com o esgoto etc.; som muito alto atrapalhando a tranquilidade e o sono; estacionamento de veiculo atrapalhando a sua saída e/ou de seu veiculo; etc

• Entre familiares – exemplo: por questões de educação aos filhos/netos (devido à separação conjugal envolvendo guarda dos filhos ou pagamento da pensão, etc); por morarem no mesmo quintal e possuírem alguma divergência; etc.

Muitos casos podem ser considerados bobos, simples, insignificantes e podem receber a ironia, o deboche ou pouco caso de algumas pessoas. Entretanto, é importante lembrar que essas pessoas chegaram a esse ponto por falta de comunicação, por egoísmo, inveja, orgulho, por pequenos conflitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com