TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medir a eficiência das federações esportivas espanholas  

Por:   •  1/11/2019  •  Bibliografia  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

Medir a eficiência das federações esportivas espanholas

 ABSTRATO

Pergunta de pesquisa: O resultado mais comum na análise de eficiência em competições multisport como os Jogos Olímpicos usando a análise de envolvimento de dados (DEA) é uma classificação dos países participantes. No entanto, esta abordagem não considera o papel desempenhado pelas federações desportivas, que administram o desporto a nível nacional, nem os estádios intermediários necessários para alcançar o sucesso desportivo. O objetivo do presente estudo é analisar a eficiência relativa das federações esportivas espanholas, levando em conta o que ocorre na caixa preta dessas organizações.

Métodos de pesquisa: A eficiência relativa das federações esportivas espanholas durante os últimos três anos (2010, 2011 e 2012) do último ciclo olímpico é medida através da utilização de um modelo DEA da rede relacional. Este tipo de modelo pode simultaneamente calcular a eficiência do sistema e suas diferentes etapas para representar a eventual transformação do financiamento público e privado em resultados desportivos.

Resultados e conclusões: Os resultados revelam que, durante o último ciclo olímpico, a eficiência das federações no apoio ao desenvolvimento de atletas de alto nível foi maior do que a eficácia desses indivíduos quando participaram das principais competições internacionais. Além disso, as diferenças nas distribuições de eficiência tendem a desaparecer no último ano do ciclo olímpico.

Implicações: Esses resultados empíricos fornecem aos gerentes informações úteis sobre as origens das ineficiências do sistema e sua distribuição ao longo do ciclo olímpico. Esta informação pode ajudá-los a melhorar os programas nacionais de desporto.

PALAVRAS-CHAVE: Federação esportiva olímpica, Espanha, atletas de alto nível, análise de envolvimento de dados, decomposição de eficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com