TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  2/5/2015  •  Abstract  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

1. Natureza – Exploratória, Descritiva, Explicativa

O enquadramento entre as naturezas de pesquisa descritiva, explicativa e exploratória depende do nível de informações que se tem sobre um assunto e dos objetivos estabelecidos no trabalho.

Destaque-se que essas tipologias podem ocorrer de forma conjunta em uma mesma pesquisa.

1.1 Natureza Exploratória

Iniciaremos esta seção pelo estudo exploratório que, segundo Sampiere et al. (2013, p. 101), é realizado quando se objetiva estudar um tema pouco conhecido, que não foi estudado antes ou sobre o qual há muitas dúvidas. A ideia aqui é coletar informações sobre um assunto que se ouviu falar, mas que ainda não há muitas informações científicas consolidadas.

Os estudos exploratórios são importantes porque contemplam pesquisas que pretendem analisar fenômenos desconhecidos ou novos, identificar conceitos ou variáveis promissoras, a exemplo de uma doença nova, meios de comunicação inovadores e mudanças na concepção do casamento. Sampiere et al. (2013, p. 101) afirmam que os estudos exploratórios poucas vezes são um fim em si mesmo, eles geralmente determinam tendências, identificam áreas, ambientes, contextos e situações de estudo.

Quanto a forma, os estudos exploratórios se caracterizam por serem mais flexíveis se comparados com os estudos descritivos e explicativos. Tratam-se de pesquisas mais amplas e dispersas, envolvem um risco maior e exigem paciência e receptividade do pesquisador.

1.2 Natureza Descritiva

Por sua vez, Sampiere et al. (2013, p. 102), definem o estudo de natureza descritiva como aquele que descreve fenômenos, situações, contextos e eventos, ou seja, detalham como são e como se manifestam. Esses estudos buscam especificar as propriedades, as características e os perfis das pessoas, grupos, comunidades, processos, objetos ou qualquer outra variável de um fenômeno. O objetivo é coletar informações, mas sem indicar como as variáveis se relacionam.

Os estudos descritivos são úteis para detalhar com precisão a ocorrência de um fenômeno.

Segundo Sampiere et al. (2013, p. 102), neste tipo de estudo, o pesquisador deve ser capaz de definir o que será medido (quais conceitos, variáveis, componentes) e sobre o que ou quem os dados serão coletados O autor exemplifica com a medição de variáveis em escolas, ressaltando que precisamos indicar quais tipos teremos de incluir (públicas, particulares, administradas por religiosos, laicas, etc.).

Em linhas gerais, a descrição pode ser mais profunda ou menos profunda, mas em qualquer caso ela se baseia na medição de um ou mais atributos do fenômeno de interesse.

1.3 Natureza Explicativa

Os estudos explicativos pretendem explicar porque um fenômeno ocorre e em que condições ele se manifesta, ou porque duas ou mais variáveis estão relacionadas. Esses estudos pretendem determinar as causas dos eventos, acontecimentos ou fenômenos estudados.

Para explicar um fenômeno, pode-se utilizar a análise de correlação entre variáveis. Mas, após o estudo da correlação entre variáveis deve-se tentar usar os resultados para explicar a ocorrência de um fenômeno.

Sampiere et

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com