TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Científico

Por:   •  9/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.

Gleison Stanlley da Silva Marques[1]

“Mas o que vem a ser produzir conhecimento? O que se quer dizer é que conhecimento se dá com a construção do objeto que se conhece, ou seja, mediante nossa capacidade de reconstituição simbólica dos dados de nossa experiência, apreendemos os nexos pelos quais os objetos manifestam sentido para nós, sujeitos cognoscentes...” (p. 20)

“Por sua vez, a atividade de ensinar e aprender está intimamente vinculada a esse processo de construção de conhecimento, pois ele é a implementação de uma equação de acordo com a qual educar (ensinar e aprender) significa conhecer; e conhecer, por sua vez, significa construir o objeto; mas construir o objeto significa pesquisar.” (p. 20)

“O conhecimento deve se dar mediante a construção dos objetos a se conhecer e não mais pela representação desses objetos.” (p. 21)

“Do ponto de vista do estudo, o que conta não é mais a capacidade de decorar e memorizar milhares de dados, fatos e noções, mas a capacidade de entender, refletir e analisar os dados, os fatos e as noções.” (p. 22)

“O aprofundamento da vida científica passa a exigir do estudante uma postura de autoatividade didática que precisa ser crítica e rigorosa.” (p. 32)

“[...] o estudante precisa começar a formar a sua biblioteca pessoal, adquirindo paulatinamente, mas de maneira bem sistemática, os livros fundamentais para o desenvolvimento de seu estudo.” (p. 32)

“[...] o estudante é levado a tomar conhecimento de todas as aquisições da ciência de sua especialidade, obtidas durante toda sua formação.” (p. 34)

Comentário pessoal

A faculdade é como que o cume da educação escolar, o que já deveria ter por certo – o que infelizmente não ocorre – que seus alunos sejam também estudantes, isto é, ao passo que o aluno[2], no colégio, se transforma em estudante, também constrói o autodidatismo, sem o qual é improvável que este estudante, agora universitário, bem avance utilizando-se das rédeas que a instituição superior oferece.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (213.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com