TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho APS - Modelo Atômico

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.746 Palavras (27 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 27

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE ENGENHARIA

APS – Atividade Pratica Supervisionada

Título: Desenvolvimento histórico dos modelos atômicos

Integrantes:                

Bruna Maria Alves Neves

Carlos Renato G. da Costa

Cleitón Almeida Silva

Débora Eduarda Gonçalves        

Denise Andrea Garcia        

Iago Jordan Elias Macedo        

Joan Felipe de Almeida Lopes

Juliano Jose Valério        

Lucas Aparecido N. Moreira

Rodrigo Augusto S. M. Raymo

Ribeirão Preto – junho de 2013


1. Introdução:

O presente trabalho se propõe a explanar sobre o tema: Desenvolvimento histórico do modelo atômico. O tema abordado embora não seja novo, é considerado atual, pois como se poderá perceber ao longo deste trabalho o modelo atômico faz parte e está intrinsecamente ligado as ciências e tecnologias utilizadas atualmente em todo o planeta, e até fora dele.[pic 1]

Buscando elucidar o tema proposto entendendo a sua importância e magnitude, será necessário conhecer assuntos novos, e ou aprofundar informações superficiais para que se possa buscar e entender os significados e os motivos que levaram ao desenvolvimento do modelo atômico.

O átomo como é conhecido atualmente, é decorrente da evolução de conceitos que foram trabalhados durante diversos anos. Apesar de o primeiro modelo atómico ter sido apresentado já no séc. XIX, a ideia de que a matéria é feita de pequeníssimos corpúsculos surgiu há muito tempo. No século V a.C., filósofos gregos já imaginaram a matéria como sendo constituída por pequenas partículas indivisíveis, eles concluíram que a matéria não poderia ser infinitamente divisível, pois se a partíssemos por diversas vezes, chegaríamos a uma partícula muito pequena, indivisível e impenetrável a que se denominou átomo. Palavra de origem grega que deriva de "a + thomos", que significa "sem divisão". O interessante é que, a ideia de que os átomos seriam pequenas partículas indivisíveis perdurou durante mais de vinte séculos.

Verificamos que, cada substância no universo, rochas, mar, ser humano, os planetas e até mesmo as mais distantes estrelas são inteiramente feitos de partículas minúsculas denominadas átomos, que são pequenas demais para serem visualizadas, essas pequenas partículas já foram objetos de interesse e de estudo de diversos e importantes nomes da nossa história.

Para entendermos a complexidade dessas minúsculas partículas, devemos conhecer os trabalhos de diversos cientistas, como Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, que articularam suas teorias em busca do entendimento desta ínfima substância denominada átomo. E após muitos anos de estudos sobre a interpretação da composição, propriedades, estruturas e transformações do átomo, contribuíram para a elaboração do modelo atômico da maneira que o conhecemos atualmente.

Esse conhecimento e entendimento sobre o modelo atômico, bem como as suas propriedades e implicações foram cruciais para a evolução da nossa ciência, e contribuiu de maneira muito significativa no desenvolvimento de diversos aparelhos utilizados nos dias atuais.

Ao longo desse trabalho, o leitor ira se deparar com um resumo histórico dos principais cientistas e estudiosos que contribuíram para a composição do modelo atômico, e no decorrer do texto ira ter noções de como essa descoberta influenciou e continua a influenciar a indústria moderna.

Serão apresentados exemplos de descobertas e poderá ser notada a importância e aplicação dessas ferramentas que são utilizadas nas áreas da ciência, da física da matemática e do meio ambiente. Como elas contribuem e facilitam nossas tarefas rotineiras, e de como elas proporcionam melhorias na qualidade de vida da população, bem como propiciam avanços médicos para a cura e prevenção de diversos males.

Também será possível verificar que, com os experimentos atômicos é possível o desenvolvimento de energia, item indispensável para o progresso e evolução social. A energia atômica possui um grande potencial de utilizações e aproveitamentos, bem como um grande campo a ainda ser explorado e descoberto. E juntamente a essas grandes vantagens, iremos compreender a importância de certos cuidados e precauções para evitar riscos que podem provocar grandes tragédias.

O leitor poderá ainda observar os desdobramentos e as variadas aplicações que o modelo atômico ajudou a provocar na sociedade, e entender que a historia do modelo atômico permeia a história da evolução da sociedade, sendo desta forma de grande relevância para todos aqueles estudantes que buscam compreender a ciência e as suas contribuições para a humanidade. Compreendendo ainda que, este tema tem maior relevância para futuros engenheiros, profissionais que serão os encarregados de contribuir de maneira significativa para o avanço tecnológico da produção de bens materiais e imateriais da população em geral.

Espero que o leitor aprecie o trabalho apresentado, compreenda os temas e ideias expostas e se satisfaça com as explanações, conteúdos e informações que estarão dispostas ao longo deste texto, boa leitura.        


2. Revisão Bibliográfica:

Dentre os diversos modelos atômicos já propostos vamos elencar os mais relevantes:

  • Modelo atômico de Dalton

[pic 2]

John Dalton, um professor inglês que a partir de 1803, retomou a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. Para ele os átomos seriam partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis. Ele propôs a idéia de que as propriedades da matéria podem ser explicadas em termos de comportamento de partículas finitas, unitárias. Propôs que o átomo seria como "uma bola de bilhar".

Cada elemento químico seria constituído por um tipo de átomos iguais entre si. Quando combinados, os átomos dos vários elementos formariam compostos novos. Assim, na sequência dos seus trabalhos, ele concluiu que:

  • Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis.
  • Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza.
  • Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidos.
  • Os átomos que pertencem a elementos químicos diferentes apresentam massas diferentes, assim como propriedades químicas diferentes.
  • As reações químicas podem ser explicadas com base no rearranjo dos átomos, de acordo com a lei de Lavoisier.
  • Uma reação química nada mais é do que a união e separação de átomos.

[pic 3]

  • Modelo atômico de Thomson

Modelo do pudim de passas, Thomson descobriu partículas negativas muito menores que os átomos, os elétrons, provando assim que os átomos não eram indivisíveis. Ele formulou a teoria de que os átomos seriam uma esfera com carga elétrica positiva onde estariam dispersos os elétrons suficientes para que a carga total do átomo fosse nula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)   pdf (727.2 Kb)   docx (717.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com