TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de controlo e de controlo do processo

Tese: Modelo de controlo e de controlo do processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1 - O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão. Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller.

Empresa escolhida: Seara Alimentos S.A. (Grupo Marfrig Group)

Pesquisa realizada através de contatos por e-mail

PASSO 1

Missão e Valores

Visão

“Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais do Grupo Marfrig, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.”

Missão

“Atender e superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciada, através de modernas tecnologias e elevada qualificação das pessoas, atuando com responsabilidade social e ambiental e gerando valor para nossos clientes, parceiros, empregados, acionistas e para a sociedade.”

Valores

• Respeito aos Clientes

• Respeito ao Meio Ambiente

• Excelência e Qualidade

• Responsabilidade Social

• Segurança e Integridade – a segurança do trabalho reflete nosso respeito ao bem mais precioso do empregado: a vida.

Etapa 2

2.1 Qual a missão da controladoria na sua empresa?

a) Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados;

b) Dar suporte à gestão de negócios da empresa, de modo a assegurar que esta atinja seus objetivos, cumprindo assim sua missão;

c) Controlar, informar, influenciar, para assegurar a eficácia empresarial, nunca é uma posição passiva, mas ativa, sabendo da responsabilidade que tem a controladoria de fazer acontecer o planejado.

2.2 Quais as principais funções de um controller?

Controller: é o principal executivo da área de contabilidade administrativa, ele é o profissional responsável diretamente pelo controle da empresa, através de relatórios, interpretando dados pertinentes, deve exercer uma força ou influência ou projetar uma atitude que impele a administração rumo a decisões lógicas e compatíveis com os objetivos da empresa.

Entre as principais funções do controller, se destacam:

• Função de planejamento

• Função de controle

• Função de reporte

• Função Contábil

2.3 Quais os maiores desafios da profissão?

• Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais – o profissional precisa conhecer os modelos de gestão desenvolvidos e aplicáveis às grandes empresas do setor;

• Apoio aos demais gestores – o profissional precisa ter disposição e afinco toda vez que for requisitado para oferecer suporte aos gestores dos departamentos da empresa;

• Influência – o profissional precisa ter influência naquilo que precisa ser mudado e direcionado através dos valores, crenças e missão da empresa;

• Persuasão – o profissional precisa saber se comunicar, ter um bom vocabulário, utilizar palavras cultas e técnicas;

• Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área – o profissional precisa conhecer o limite das suas atuações, não interferir em áreas que não lhe convém.

2.4 Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

A controladoria hoje é a principal ferramenta de auxílio de gestão que a empresa possui. A empresa hoje que queira se adaptar a essa ferramenta tão importante precisa se cercar de profissionais capacitados, não se faz uma equipe de controle apenas com um profissional, é necessário criar do Departamento de Controladoria, estrutura essa que deva ser constituídas de contadores, suporte e estudantes de Ciências Contábeis e de Administração. Constituir hoje esse departamento demanda custos e estrutura, porém esses custos podem ser compensados futuramente, livrando a empresa de gastos e custos futuramente.

Passo 3

A auditoria interna tem um papel fundamental, pois através de técnicas e procedimentos específicos. Nas grandes organizações, onde as atividades tendem a ser mais complexas, se tem uma auditoria interna que é realizada por uma pessoa empregada pela organização, seja esta privada, estatal ou pública.

A função desse profissional é, além de emitir um parecer sobre as demonstrações financeiras, verificar as estruturas de controles internos, contábeis e administrativos com a finalidade de aumentar a eficiência operacional e financeira e resguardar o patrimônio.

Os auditores internos necessitam do apoio dos gestores e de seus executivos, para que possam executar seu trabalho livres de interferências e com a colaboração dos setores submetidos ao exame.

Assim, pode-se enfocar que o papel do auditor interno é auxiliar os membros da administração a desempenharem eficazmente suas responsabilidades, fornecendo-lhes análises, avaliações, assessorias e informações relativas às atividades da organização dentro das normas internas.

PASSO 4

4.1 Diagnóstico sobre a empresa (estrutura organizacional, unidades de negócio, produtos e serviços, etc.);

O primeiro passo pra se implantar a controladoria numa empresa é conhecer a estrutura organizacional da empresa, quantas unidades estão e onde estão, quais são os produtos e oferecidos aos clientes, ou seja, um levantamento completo da empresa, que apontará onde estão as deficiências e eficiências da empresa, onde estão as oportunidades e as carências.

4.2 Áreas a serem atendidas (a empresa, divisões e unidades, departamentos, atividades e transações, etc.);

A controladoria deve atuar em toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com