TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernidade e Pós-Modernidade

Por:   •  26/3/2017  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Os conceitos de modernidade e pós-modernidade é tratado pelos autores de tal maneira que se relacionam muito bem, diferenciando-se pelas nomenclaturas que cada um adota, e nesta resenha será utilizada a de Bauman. A Modernidade Sólida de Bauman se relaciona com a Modernidade de Berman, pois relacionam o inicio da modernidade com a Revolução Industrial. Para Bauman não existe pós-modernidade, pois não saímos dela, apenas há uma transformação de paradigmas. Podemos pontuar algumas transformações que marcam a modernidade, tais como:

Identidades Sociais: Na modernidade sólida, se o indivíduo nasce no sistema, na função social, fica naquela mesma posição. Já na modernidade líquida, com o compartilhamento de tempo e espaço em todo o mundo, o indivíduo pode viver ao mesmo tempo no mesmo lugar [mundo] e assim assume diversos papéis sociais, e identidades que conforme as interações sociais, elas cambiam e estão em constante interação e inclusive contradição, que também é uma das características da modernidade líquida.

Trabalho: Se na modernidade sólida o sistema capitalista era voltado para a produção, a liquefação da sociedade traz como prioridade o consumo, a ansiedade pelo novo, e o poder de compra como nível de satisfação. Quanto mais o indivíduo compra, mais tem prazer. E isso se deve também aos avanços tecnológicos, que aceleram o nível de ansiedade, onde é imprescindível ter os produtos da estação ou coleção, e os mesmos são valorizados e descartados muito rápido, e essa rapidez influencia muito o campo dos afetos, fazendo com que os relacionamentos também tenham a descartabilidade e impessoalidade.

Religião: Com uma derrocada do Catolicismo e com o Protestantismo emergindo, este vem unido com a ideia de produção de Capital. Se a igreja católica antes condenava a usura, o protestantismo já traz a ideia de ganhar mais, e investir esse ganho, gerando excedentes, acúmulo de capital. Desta forma, o católico via o trabalho como modo de sustento apenas, sem necessidade de maior ganho, pois não havia outro lazer senão a Igreja. Já o protestante traz o acúmulo de ganhos, o trabalhar para ganhar mais, e acumular os ganhos, gastar em coisas além do próprio sustento.

A sociedade na modernidade líquida está mais imediatista, e com o avanço da comunicação, o poder não está mais centralizado. Os Estados estão em interação, e Foucault diz que estamos em constante vigilância, que a ideia de liberdade promovida pela modernidade inexiste. Identifica-se que Berman e Bauman concordam com este ponto, pois a primazia do consumo, e com a existencia de tantas redes sociais, estamos cada vez mais conectados, em mais lugares, e sempre fornecendo informações de localização, preferências e ações, que possibilitam que o Estado vigie a vida do indivíduo e de sua comunidade, deixando de fazer politica de intervencionismo, para fazer assistencialismo a grandes corporações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com