TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Social

Trabalho Escolar: Movimento Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

Principais movimentos sociais no Brasil

Os movimentos sociais demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira. Veja os principais.

Cada movimento social no Brasil possui uma forte tendência ao marxismo quando vinculado ao espaço urbano e rural. No urbano a luta por mais creches, escolas públicas e moradias, por melhoria na saúde e no saneamento básico. Na zona rural expressa-se pelos movimentos dos boias-frias, de posseiros, dos sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários. Cada qual com sua reivindicação, todos demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira.

O Movimento dos Sem Terra – MST e as Organizações Não Governamentais – ONGs foram os principais, junto às manifestações coletivas como dos movimentos sindicais de professores.

As manifestações em praças públicas, mensagens via internet, ocupação de prédios, marchas e etc., são formas de ação desses movimentos. Conheça os principais movimentos sociais no Brasil.

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST

Seu objetivo é a implantação da reforma agrária. Sua origem veio dos descontentes com o modelo do militar que dava enfoque à colonização de terras devolutas em terras distantes com objetivos de diminuir a concentração populacional e fazer uma integração estratégica. Hoje o MST busca a redistribuição de terras improdutivas.

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST

Garantir a reforma urbana, permitindo moradia a todos os cidadãos. Surgiu no ano de 1997 e, organizado, está nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. O próprio MST viu a necessidade de haver uma atuação somente na cidade, com um movimento específico e que lutasse por trabalho e moradia.

Movimento feminista

Seu objetivo é a luta por direitos iguais e a proteção legal às mulheres. Nesse contexto entre outros está: a proteção contra a violência doméstica, ao assédio e abuso sexual, direitos trabalhistas com salários iguais, incluindo ainda todas as formas de discriminação.

Além desses existem outros movimentos bastante importantes em nosso país, como o movimento hippie, o movimento estudantil e o fórum social mundial. E lembrando que a liberdade da democracia deve existir, mas sempre ficar atento a possíveis exageros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com