TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Social

Casos: Movimento Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Movimento social é uma "expressão técnica" que designa a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais para defesa ou promoção, no âmbito das relações de classes, de certos objetivos ou interesses - tanto de transformação como de preservação da ordem estabelecida na sociedade.A existência social e suas segmentações no mundo pós-moderno, dependem de nossa conexão em uma determinada rede. Existem inúmeras redes e estas por sua vez, resultam de uma rede intrincada de relações. Sejam estas relações de natureza biológica, social, política, econômica, ou tecnológica, as mesmas apresentam algumas características comuns e seu estudo faz parte da chamada "ciência da rede".

Esta ciência está associada a idéia de ciência pós-moderna, pois seu objetivo é o estudo das relações e não o aprofundamento de partes isoladas. Um mundo em rede é complexo, por isso gera vidas e relações complexas. Na verdade a máxima que acompanha a noção de rede é: "complexidade gera mais complexidade".

Os novos sistemas empresariais estão organizando-se a partir de diferentes formas de rede, e como exemplos marcantes M. Castells cita as empresas do Japão, da China e da Coréia. Assim, os trabalhadores hoje se classificam em "ativos na rede", "passivos na rede" e os "desconectados", e o tripé do sistema econômico global (produtividade, competitividade e lucratividade) depende de como as unidades econômicas estão conectadas nas redes da economia pós-moderna e de como elas administram a relação com os fluxos de informação.

A política pós-moderna tem suas estratégias organizadas em rede. De um lado, positivamente desterritorializados, temos a ação em rede dos novos movimentos sociais, políticos e culturais, os quais cada vez mais estão se constituindo como poder de oposição ao instituído, e possibilitam que as vozes anteriormente caladas, sejam ouvidas e suas concepções compreendidas. Destaco aqui R. Cardoso ao afirmar que "a criatividade, a negociação e a capacidade de mobilização serão os mais importantes instrumentos para conquistar um lugar na sociedade em rede". De outro lado, também com uma estrutura em rede, porém negativamente desterritorializados, temos, "os traficantes de armas, os sonegadores de impostos, os terroristas" (H. Enzensberger), e acho impossível esquecer os traficantes de seres humanos (depois do tráfico de drogas e de armas, o tráfico de pessoas movimenta bilhões de dólares por ano, e em aproximadamente 80% dos casos no mundo, envolve mulheres).

Redes interativas de comunicação estruturam uma nova geografia de conexões e sistemas. Delas resulta o mundo "virtual" e o que hoje chamamos de cibercultura. Por elas correm os fluxos, sendo que a rede de fluxos financeiros é uma das bases do capitalismo global e, interagindo com as outras redes de fluxos fazem das cidades pós-modernas extensas teias de telecomunicações avançadas, ou seja, além de centros da vida política, econômica, e socioculturais, tornaram-se verdadeiros sistemas eletrônicos.

A predominância das redes no mundo pós-moderno, coloca em xeque categorias e conceitos tradicionais (dentre os quais destaco o de individualismo, e o de relações de poder). Dimensões básicas da vida (como tempo e espaço) são desconstruídas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com