TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Município Vale-da-Felicitad

Projeto de pesquisa: Município Vale-da-Felicitad. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação á Distância

Administração De Empresas

Empreendedorismo E Comportamento Organizacional

Desafio Profissional

Jaraguá do Sul – SC

22 de Abril de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação á Distância

Administração De Empresas

Empreendedorismo E Comportamento Organizacional

Desafio Profissional

Titulo: Trabalho do Desafio Profis-sional referente às matérias Empre-endedorismo e Comportamento Or-ganizacional, aplicado pelo tutor Carlos Alberto Schroeder.

Jaraguá do Sul – SC

22 de Abril de 2014

Introdução

Neste trabalho vamos falar sobre vários aspectos, sendo eles favoráveis ou não, de um restaurante típico polonês chamado Smak, situado no município Vale da Felicidade.

Conhecer seus pontos fortes e fracos, seus problemas que hoje obtêm suas pro-postas para soluções dos mesmos.

Problemas que afetam os negócios desse restaurante, e propor soluções para que haja uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos colaboradores que estão envolvidos diretamente com o negócio.

DESAFIO PROFISSIONAL

O município Vale da Felicidade é povoado por descendentes de imigrantes po-loneses que migraram em meados da década de 1950. A economia do município se sus-tenta principalmente pela agricultura familiar e a atividade turística, que explora os pas-seios semanais com a tradicional Maria Fumaça que outrora transportava trabalhadores da mineração. Hoje, o passeio de trem é uma ótima opção para aqueles que buscam a beleza das paisagens naturais e que desejam curtir ao lado da família e amigos a nostal-gia de um passeio a moda antiga.

Os passeios ocorrem aos sábados e domingos e dura praticamente o dia inteiro, com pequenas paradas para observação dos vales, pequenas cachoeiras, da fauna e da flora que é amplamente preservada na região. O embarque dos passageiros ocorre na Estação Felicidade, localizada próximo a uma antiga mina de carvão desativada, distan-te três horas de trem do centro da cidade. Pontualmente as 11h30min os passageiros desembarcam no centro da cidade, para fotografar as casas de arquitetura típica e almo-çar em um dos quatro restaurantes da cidade. Um destes estabelecimentos é de proprie-dade de Irena Partala, viúva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do pequeno res-taurante na companhia dos pais idosos.

Embora o restaurante da família Partala tenha uma excelente localização e tra-dição em comidas típicas polonesas, cujo prato principal é o pierogi, é o restaurante menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais. Os outros restauran-tes da cidade servem comidas a quilo, churrasco e lanches prontos. A fachada do restau-rante ostenta seu nome, Smak, entalhado em madeira, com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa e interiormente decorada com as cores branca e vermelha, compondo a identidade do restaurante.

Infelizmente nos últimos anos Irena não tem conseguido bons ganhos com os negócios, e isto se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turís-ticos de Maria Fumaça iniciaram. Com o falecimento do seu esposo, que outrora assumia a cozinha e a gestão do local, Irena teve que contratar um cozinheiro e um garçom para auxiliá-la no atendimento aos clientes. Seu garçom, Lorival, é um antigo amigo da família que estava desempregado há bastante tempo devido um problema de saúde, e procurou por Irena para pedir uma oportunidade. Muito carinhosa Irena não hesitou em contratá-lo. Seu cozinheiro, um rapaz bastante tímido, chamado Ademir, tem grande experiência na culinária, mas só pode fazer exatamente o que Irena determina no cardá-pio, já que ela faz questão de definir as refeições, desde o falecimento do seu esposo.

Durante os dias da semana o restaurante opera com um número reduzido de clientes. É quando Irena aproveita para realizar algumas atividades como compras, co-tação e pagamento de fornecedores. Inclusive estas são atividades que Irena não se sente muito à vontade para realizar, pois acaba sempre se esquecendo de fazer um pedido ou pagar um boleto. Já no final de semana, com o aumento de clientes, Irena tem que se desdobrar entre as atividades da cozinha, do caixa e da limpeza das mesas. Quase não há tempo para descansar.

A vida desta viúva não tem sido nada fácil. No entanto, mesmo diante de tantos desafios, Irena quer que seu negócio dê certo. Ela deseja que o restaurante Smak seja reconhecido como o melhor restaurante do Vale da Felicidade.

Analisamos os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak, com o auxílio da ferramenta SWOT.

FORÇAS

(AMBIENTE INTERNO) FRAQUEZAS

(AMBIENTE INTERNO)

O restaurante possui ambiente temático, quanto mais difícil de ser imita-da, mais a empresa se destaca.

O cozinheiro um profissional ca-pacitado, o grau de domínio favorece a empresa.

Valorização da cultura polonesa, ligadas à identidade do restaurante.

Boa localização (em uma região com um bom movimento de turístico). Má organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com