TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noçoes de ciencias sociais

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03 e 04

ATIVIDADE DA AULA 01

De acordo com a frase comente: A Sociologia não explica nem pretende explicar tudo o que ocorre na sociedade nem todo o comportamento humano. (mínimo de linhas 08)7

Bom, a sociologia não é referencia apenas a sociólogos, mas sim a uma gama maior de pessoas, como: Jornalistas, administradores, políticos, padres, ou seja a todo homem que tenha interesse em comum. Ela pode ser um grande instrumento de compreenção em determinadas situações que aparecem na vida cotidiana, de todas relações sociais.

        Serve também para descrever padrões nas relações sociais, através de dados entre pesquisas sociais e com isso criar modos e modelos de vida que possam ser de fundamental importância para se compreender e aceitar mudanças para uma melhoria pessoal e entre as pessoas.

ATIVIDADE DA AULA 02

Por que dizemos que a base dessa nova maneira de encarar o mundo, segundo os próprios iluministas, estava na razão? (para responder está questão, você poderá consultar sites científicos para a complementação da resposta). (mínimo de linhas 08)

Seguindo as bases dos iluministas, que através do objetivismo, cientificismo, humanismo, democracia, antropocentrismo, entre outros, obtinha-se uma nova visão, uma visão iluminada com base mais democrática do que a propria igreja trazia em suas teorias centristas e pessoais....

Essa nova maneira de encarar o mundo traz-se de forma mais popular e com julgamentos mais coerentes entre todo o modo de pensar e agir. Com essa forma democrática de agir e pensar, imaginava-se que poderia se ter uma vida melhor e mais confortante. Assim dizia-se que estavam na razão.0

ATIVIDADE DA AULA 03

Por que dizemos que a contribuição de Auguste Comte, foi sua adoção do método científico como base para a organização política da sociedade industrial moderna, de modo mais rigoroso? Comente. (mínimo de linhas 08)

Auguste Comte pai da sociologia contribuiu para um modo mais rigoroso da organização política da sociedade industrial moderna porque Comte diz que o desenvolvimento intelectual humano havia passado historicamente primeiro por um estágio teólogo em que todos e tudo foi explicado através de deuses e espiritos, depois através de um estágio em que explanações estavam nos termos das essências, de causas finas e de outras abstrações e por ultimo o estagio moderno positivo, onde este estagio se diferenciava por uma consciência das limitações do conhecimento humano, que poderia ter mais ou menos de acordo com cada um.

ATIVIDADE DA AULA 04

Por que dizemos que toda ideologia é um sistema de ideias, de símbolos, de critérios, de atitudes que têm uma coerência entre si, de tal modo que se distingue e mesmo se opõe a outro sistema de ideias, etc. Como também, serve para acolher, selecionar e controlar a informação?

Cada um de nós temos um modo pensar, agir, e fazer as coisas acontecerem, ou seja temos em nós uma ideologia, a qual adquirimos através de passagens e ensinamentos a nós conferidos através de nossa família, estudos, etc. Isso torna-se um sistema, o qual tem suas ideias formadas, em que se diferem de outras ideias ou ideologias propriamente ditas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com