TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO CIÊNTIFICO

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.345 Palavras (22 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 22


FACULDADE DE MAUÁ - UNIESP

FRANCISLENE DE LIMA TAVARES GODOIS

ALINE DA CONCEIÇÃO MARTINELI

CLEUDINA ALVES

ARTIGO CIÊNTIFICO

MAUÁ

2015

FRANCISLENE DE LIMA TAVARES GODOIS

ALINE DA CONCEIÇÃO MARTINELI

CLEUDINA ALVES

ARTIGO CIÊNTIFICO

Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão do componente curricular de  Artigo ciêntifico do curso de bacharel lado em Ciências Contábeis da Faculdade de Mauá – UNIESP

Orientação do Professora: Eliana Vileide

MAUÁ

2015



RESUMO

Este artigo faz uma análise sobre o sistema público de escrituração digital (SPED) Fiscal e contábil, a importância e as dificuldades encontradas pelos profissionais da contabilidade com os avanços da tecnologia da informação, tema de suma importância no  mundo contemporâneo procurando-se abordar a sistemática que inova a maneira na qual as obrigações principais e acessórias são exigidas pelo fisco e transmitidas pelos contribuintes as administrações tributárias e órgãos fiscalizadores, juntamente com a ampliação da atuação do contador, a aperfeiçoação do conhecimento a respeito do sistema, além disso destacam-se os objetivos deste projeto que traz bons retornos à sociedade, como redução de impactos ambientais, uma vez que proporciona redução na quantidade de emissão de documentação em papel, integrando a informação digital     contábil e fiscal, viabilizando e reduzindo o índice de sonegação, propondo soluções em uma melhor qualidade e padronização das informações. A forma de pesquisa adotada para este artigo será a pesquisa bibliográfica, toda a fundamentação teórica se baseia nos autores de livros e artigos que expuseram suas ideias com relação ao tema abordado.

        

ABSTRACT

This article is an analysis of the public digital bookkeeping system (SPED) Audit and accounting, the importance and the difficulties encountered by accounting professionals with advances in information technology, highly important topic in today's world seeking to address the systematic innovating the way in which the main and ancillary obligations are required by tax authorities and transmitted by taxpayers tax administrations and regulatory agencies, along with the expansion of counter operation, the aperfeiçoação of knowledge about the system also stand out the objectives of this project that brings good returns to society, such as reduction of environmental impacts, as it provides reduction in the amount of emission of paper documentation, integrating digital information accounting and tax l, enabling and reducing the evasion rate, enabling solutions better quality and standardization of information. The survey form adopted for this article will be the literature, the whole theoretical framework is based on the authors of books and articles that exposed their ideas regarding the topic discussed.

Palavras – chaves:padronização, avanços, inovações.

                                                                 

SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED) A NOVA ERA DA CONTABILIDADE, ANÁLISE DE CASO DA EMPRESA MÓVEIS BARTIRA EM SÃO CAETANO DO SUL.

INTRODUÇÃO

O SPED Fiscal foi criado em 2007, passou a vigorar para algumas empresas a partir de 2008 e em 2009 passou a ser obrigatório para empresas optante do lucro real, sendo a obrigatoriedade legislada por cada estado (Lei n°6.022/07).

Segundo Esperandio (2012) o projeto SPED fiscal constitui-se em mais um avanço na relação entre união, governo e estado. As mudanças que aconteceram no ambiente empresarial e na área da contabilidade, a adoção do sistema público de escrituração digital (SPED) (Decreto n°6.022 de janeiro de 2007) traz a eficácia, rapidez e compartilhamento de informações, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias (Azevedo, 2012).

O processo de adaptação de um novo sistema dentro de uma empresa é bem complexo, sendo o SPED um sistema de validação, recepção, armazenamento de livros e documentos que integram a escrituração comercial e Fiscal das empresas mediante um fluxo único de informações. (Duarte, 2012).

Tendo em vista os fatos apresentados, com todas as implementações que as empresas terão que passar para se adequar ao sistema apresentado ao fisco, quais as vantagens e desvantagens que a empresa pode ter com a implantação do SPED ?

O objetivo é demonstrar a importância do SPED num cenário de desenvolvimento tecnológico como ferramenta de aprimorar de tempo de serviço e recursos dos escritórios e empresas, juntamente a adequação das empresas ao sistema e aperfeiçoamento aos colaboradores da área profissional.

Roberto Dias Duarte, Osmar Reis de Azevedo, Paulo Antônio Mariano.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 SPED- SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

       O SPED, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes ás administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital, por meio de um projeto de modernização da administração pública com o intuito de ser mais rígida e eficaz na fiscalização das escriturações fiscais e contábeis, instituído pelo Decreto n°.6022 de 22 de janeiro de 2007 e pela instrução normativa da receita federal do Brasil n°.787, de 19 de novembro de 2007. Neste projeto, o governo se uniu ás empresas com um objetivo comum: mudar a forma de emissão e armazenamento de documentos fiscais, além de alterar a escrituração fiscal e contábil, colocando todos definitivamente na era da informática (Mariano  Azevedo, 2009). Em nosso país, as empresas devem manter registros contábeis e FISCAIS das operações por elas realizadas. Vendas, compras, movimentações de estoque, produção de mercadorias, contas a pagar e receber, apuração de tributos, pagamentos de funcionários são exemplos de operações empresariais, que devem ser escrituradas nos livros contábeis e fiscais. (Duarte, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (272.3 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com