TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Abuso Sexual

Por:   •  25/11/2018  •  Artigo  •  3.390 Palavras (14 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 14

Abuso sexual

Vinicius Martins da Silva ¹

Leidiane Aparecida Fiúza Pereira ²

Resumo: O abuso sexual é uma das refrações da questão social, que causam mais indignação no meio social. Si dá no contexto quando ocorre a tentativa de obter ato sexual sem o consentimento da vítima. Quando se trata de criança e adolescente sendo abusados, gera em muitos uma revolta muito maior pelo fato de este grupo ser considerado inofensivo.  Há por trás disso uma explicação histórica, de como surgiu e o princípio para que começássemos a entender como si deu os abusos sexuais contra estes indivíduos. Conhecendo os traços históricos, é possível entender melhor os fatores de riscos, o perfil destes abusadores e o modo de prevenção. É fato que o principal abusador é o homem e grande parte destes abusos infelizmente si dá no contexto familiar, sendo a principal vítima as mulheres. Com o passar do tempo foram atribuídos diversos tipos de abusos sexuais e criado leis para repressão desta questão. Essa refração exige muito do assistente social, pois acabar com ela é inevitável. Ele vai trabalhar para diminuir os índices de abusos.

Abstract: Sexual abuse is one of the refractions of the social question, which causes more indignation in the social environment. It occurs in the context when the attempt to obtain sexual intercourse occurs without the consent of the victim. When it comes to a child and adolescent being abused, it generates in many a much greater revolt because this group is considered inoffensive. There is behind it a historical explanation of how it came about and the principle for us to begin to understand how it has given sexual abuse against these individuals. Knowing the historical traits, it is possible to better understand the risk factors, the profile of these abusers and the way of prevention. It is a fact that the main abuser is the man and a great part of these abuses unfortunately happens in the family context, being the main victim the women. Over time various types of sexual abuse have been attributed and laws have been created to repress this issue. This refraction demands a lot from the social worker, because ending it is inevitable. It will work to lower the rates of abuse.

Palavras-chave: abusadores, criança e adolescente, vítima

[1]

Introdução

        O abuso sexual acontece no contexto quando ocorre a tentativa de (obter/exculir) ato sexual sem o consentimento da vítima. Não é necessário que envolva o ato libidinoso, um simples assédio por parte do agressor, (ou até mesmo a própria/excluir) uma tentativa de penetração ou uma simples carícia no corpo da (passada de mão na tentativa de tirar aproveito/excluir) da vítima é considerado (um tipo de/excluir) violência sexual. Nos tempos de hoje, o abuso sexual contra (a/excluir) crianças e adolescentes se tornou uma refração da questão social, pois (ela/excluir) é reconhecida como um problema social (e/excluir e colocar ponto). Há meios para tentar prevenir, reduzir e resolver esta refração, porém na maioria das vezes os abusos praticados contra crianças e adolescentes, não exige por parte do agressor o emprego de violência física, sendo assim não deixando nas vítimas marcas visíveis o que dificulta muito a comprovação, principalmente em crianças muito pequenas.

        É fato que a violência é um dos fatores que causa mais angústia na humanidade, por causa do sofrimento, das dores e etc. A violência nada mais é do que o ato de agredir fisicamente, simbolicamente, verbalmente ou psicologicamente  oprimindo ou abusando de força. Para entendermos melhor como se deu a violência sexual contra a criança na antiguidade é importante ressaltar sobre a violência, pois foi de maneira opressiva, de maneira manipuladora e agressiva que começa os abusos sexuais contra estes grupos inofensivos.

        Na antiguidade era considerado comum um adulto brincar (eram brincadeiras de caráter sexual?) com crianças. Elas eram muitas vezes negligenciadas, desde cedo (aprendiam/excluir) ficavam longe de seus pais e não tinham os cuidados necessários, isso foi um ponto marcante da cultura humana. Elas eram vistas como adultas e naquela época ainda não existia políticas de proteção as crianças e adolescentes como existe nos dias (de hoje/excluir) atuais. Já que não existia essas políticas de proteção, então a violência contra a criança era tida como normal para fins de correções ou até mesmo violência desnecessária. Na própria bíblia há relatos de violência e que não havia punições humanas, ou políticas de proteção contra este fato. Um bom exemplo a ser citado no trecho bíblico é que Caim matou Abel configurando este como um fato normal daquela época.

        No período da Idade Média, no Ocidente, o conceito de criança não existia, após (de/excluir) não necessitarem mais dos cuidados maternos (, elas/excluir) eram tratadas como um ser humano adulto (da mesma forma/excluir). A medida que iam crescendo as crianças se misturavam cada vez mais com os adultos, sejam em reuniões, jogos, passeio. As inserções delas com os adultos faziam com que essas crianças aprendessem a viver na sociedade.

        A criança é um ser inofensivo onde necessita sim de cuidados, proteção, carinho, amor. Não era diferente naquela época. Apesar de cedo já serem consideradas adultas queriam usufruir do amor e cuidado materno e paterno. Com toda essa questão, as crianças muitas vezes eram entregues a famílias estranhas, para que pudessem ensinar a ser um homem digno. (Por ficarem com essas/excluir) Geralmente, tais famílias possibilitavam os abusos sexuais, psicológicos e físicos, uma vez que o sentimento de infância era neutro. Daí se deu todo um contexto histórico e que nos dias de hoje vem se tornando cada vez mais frequente. ( qual a ligação desse fato com os abusos sexuais na atualidade? )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (307.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com