TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CHORUME E A SUA INTERFERÊNCIA

Por:   •  7/11/2018  •  Monografia  •  3.429 Palavras (14 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

           INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

ANA VITÓRIA SANTOS

PAULA LAYSSA PINHEIRO

VITÓRIA OLIVEIRA LIMA

A INTERFERÊNCIA DO CHORUME E SUA OBSTINAÇÃO PARA COM O MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

Açailândia/MA

2018

ANA VITÓRIA SANTOS

PAULA LAYSSA PINHEIRO

VITÓRIA OLIVEIRA LIMA

 

A INTERFERÊNCIA DO CHORUME E SUA OBSTINAÇÃO PARA COM O MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

[pic 2]

                                                             

Açailândia/MA

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        5

2.1 Geral        5

2.1 Específicos        6

2 PRESSUSPOSTOS TEÓRICOS RELATIVOS AO CHORUME        6

2.1 Fatores químicos, físicos e biológicos        7

2.2 Acerca do tratamento do chorume e sua tenacidade no âmbito social na localidade da prainha do jacú        8

3 METODOLOGIA        10

3.1 Delimitação e caracterização da área de estudo        10

3.2 Caracterização da pesquisa científica quanti-quali        11

3.3 Procedimentos metodológicos        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

REFERÊNCIAS DE SITES        14

        

1 INTRODUÇÃO

O Chorume é um líquido de coloração escura proveniente da degradação de compostos orgânicos (PELEGRINI, et Al., 2003) naturalmente encontrado em aterros sanitários ou lixões, por vezes seu conceito está engatado ao liquido que escorre nos locais em que há um descarte de resíduos sólidos como também de caminhões do departamento de coleta de resíduos, também adquirindo a denominação de liquido lixiviado. Para entender acerca da toxicidade do chorume se faz necessário um entendimento acerca dos compostos artificiais e orgânicos presentes em lixões e aterros sanitários, estes que são como a proveniência do chorume, além das matérias inorgânicas como os metais, todavia, essas substâncias não são biodegradáveis, ou seja, elas não servem de substrato para microrganismos e, portanto, acabam acumulando consideravelmente no solo, na água, nas plantas e animais. Ao lado do plutônio e da dioxina, o chorume constitui uma das três mais perigosas substâncias do mundo moderno, estima-se que este liquido chega a ser 200 vezes mais destrutivo do que o esgoto o tornando um dos fluídos mais nocivos existentes (WALDMAN, 2005). Segundo Pelegrini (2003) O resíduo sólido urbano apresenta uma composição heterogênea de materiais, biodegradáveis e não biodegradáveis, perigosos a despeito da elevação da exigência dos padrões de qualidade de descarga do efluente tratado, seja do chorume de aterro sanitário ou do esgoto urbano, também estimulam os esforços para o tratamento do chorume por quaisquer rotas tecnológicas.

Segundo Morais (2005), a partir das características expostas é compreendido que o chorume é um fator de grande preocupação tendo em vista a poluição da água e do solo ocasionada através do seu desempenho, além da poluição essa substância pode ocasionar doenças, é perceptível que há uma complexidade acerca de todos os problemas que o chorume pode causar. Todos os seres que fazem parte da cadeia alimentar podem acabar sendo comprometidos quando em contato com o chorume. Como essa substância ainda libera gás carbônico e metano acaba causando também a poluição do ar. Desse modo é essencial que haja o correto manejo dos resíduos sólidos dos lixos que são descartados tanto aqueles que são essencialmente domésticos como aqueles que são provenientes de outros hábitos nos centros urbanos, uma vez que não existam processos economicamente viáveis, que permitam reduzir todos os parâmetros que são ambientalmente relevantes da matriz de chorume, vários trabalhos recentes têm proposto o uso de processos integrados (SISSINO, 1998).

Dentro desse contexto foram propostos os seguintes questionamentos: O que é o chorume? Que aspectos químicos, físicos e biológicos que contribuem para a sua formação? Como funciona o tratamento do chorume e por quê se torna economicamente inviável? De que maneira estende-se para o âmbito social dos moradores locais?

Desse modo o corrente artigo tem como objetivo geral analisar o processo de formação do Chorume e os efeitos recorrentes da sua atuação na sociedade e meio ambiente, bem como objetivos específicos: compreender as consequências provenientes da deposição e degradação de grandes quantidades de material orgânico; verificar os possíveis efeitos recorrentes a contaminação do Rio da Prainha do Jacú e Analisar os processos que levam a formação do chorume.

Justifica-se a efetuação desta pesquisa através da relação do chorume para com o território da Prainha do Jacú que  lamentavelmente  tem sido corrompido com os efeitos deste liquido tóxico decorrente da falta de tratamento ou até mesmo depósito adequado para os resíduos provenientes das residências próximas ao local, é conveniente aos habitantes depositarem seus lixos residenciais em qualquer lugar próximo, simultaneamente ocasionando em uma rápida formação de montanhas de lixo, originando das mesmas o liquido lixiviado. Apesar do líquido não alcançar o rio, este que acaba sendo afetado, como um todo, ainda há uma preocupação para a quantidade que tal recurso hídrico chega a arcar, isto com certo grau de importância para a utilização deste recurso feita pelos residentes do local. É importante ressaltar que o chorume é um líquido com carga poluidora, visto que pode obter substâncias que não são biodegradáveis, por isso se vê que a importância de uma alternativa para o seu tratamento deve ser alcançada, principalmente sabendo que diversas pessoas podem estar diante de um problema que não é apenas ambiental. Diante dessa situação, é compreendido que se faz necessário um posicionamento como técnicas em meio ambiente tendo em vista os problemas não apenas socioeconômicos, colocando em questão que os administradores públicos não assumem um posicionamento quanto a situação geral do ambiente da Prainha do Jacú. Visto que os sistemas designados a promover a coleta, o transporte e a destinação final do lixo urbano encontram-se vinculados às administrações municipais, um dos grandes desafios enfrentados pelas prefeituras, neste contexto, é onde dispor estes resíduos com segurança, uma vez que áreas disponíveis tornam-se cada vez mais escassas, mais distantes dos centros de geração do lixo e têm seu custo mais elevado. Os sistemas de tratamento de chorume possuem uma extrema relevância, visto que o chorume é o resto de substâncias, normalmente o líquido, que ficam nos lixos e em outros locais, possui um odor muito forte e ruim, o que pode ser bastante incômodo para as pessoas ao redor, ou seja, para os habitantes da Prainha do Jacú.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com