TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 Introdução.................................................................................................................3

2 Referencial Teórico...................................................................................................4

2.1.1 Conceito das Funções Administrativas...............................................................4

2.1.2 Conceito de Patrimônio.......................................................................................6

2.1.3 Fonte de Recursos..............................................................................................8

2.1.4 Análise de Mercado.............................................................................................9

2.1.5 Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado........................................................10

2.1.6 Estrutura de Mercado........................................................................................11

2.1.7 Contabilidade Social..........................................................................................12

3 Considerações Finais..............................................................................................13

4 Referências.............................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade hoje,é envolta por várias funções administrativas, como por exemplo; planejamento,organização,controles e direção.Trago neste texto as principais mudanças ao longo do tempo, desde o inicio do Fordismo até o Toyotismo e nos dias atuais,citando a visão e a necessidade que cada um deles teve na época.Os processos e funções de hoje tomaram um caminho mais complexo,existe hoje, alguns conceitos e recursos básicos, para a execução de atividades das empresas.De uma maneira clara e objetiva, esse texto esclarece tudo o que esta envolto no contexto empresarial.

2.1.1 CONCEITO DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Quem primeiro conceituou as funções administrativas foi Fayol, na época a necessidade era diferenciar as funções operacionais e de gestão. Atualmente ainda se faz a análise dessas funções, porque são através delas que irão se implantar as teorias administrativas dentro das organizações. Tendo um impacto fundamental nos resultados das organizações. As funções administrativas são formadas por quatro processos importantíssimos, que são a base para a efetividade da administração estratégica, os quais são; planejamento, organização, controle e direção.

O planejamento nada mais é que um processo de tomada de decisões antecipadas, que reflete sobre o que deverá ser feito. Entre uma decisão e uma ação, a um planejamento. Por meio do planejamento, a empresa estabelecerá metas. Com o planejamento, definimos onde a empresa pretende chegar, o que deverá ser feito e de que maneira deverá ser feito. O planejamento ocorre em três níveis: estratégico - onde as decisões são tomadas de acordo com os objetivos da empresa; tático – transforma as estratégias em planos; operacional – definições de planejamentos com prazos mais curtos.

Para a melhor distribuição de recursos dentro de uma empresa, houve a necessidade de criar-se uma organização, a qual deve estar de acordo com a estratégia que reflete diretamente nas relações funcionais e pessoais da empresa. A melhor forma de visualizarmos o funcionamento destas, é através do organograma, onde é possível estabelecer responsabilidades para a execução das funções e os meios de comunicação para o relacionamento do todo.

A necessidade do controle veio, para assegurar, que o objetivo planejado seja atingido, monitorando as atividades para ter certeza de que esta acertando, e para corrigir qualquer desvio significativo.

Com os cinco meio básicos de dirigir pessoas: ordem, comunicação, motivação, coordenação, e liderança, criou-se a direção. Onde primeiro você planeja para estabelecer seus objetivos, e organizar os recursos para a transformação do planejamento em realidade. Você emprega funcionários eficazes, extraordinários, que executem seus tarefas. Em seguida, você monitora para saber se tudo esta ocorrendo como o esperado, promovendo mudanças se necessárias, e dando a direção para conduzir a empresa a atingir os resultados esperados.

Após o início da transformação de Fayol, houve o surgimento do Fordismo e do Toyotismo. O principal foco destes, era da produção em série, onde no Fordismo a idéia era de produzir em massa, e manter uma linha de montagem eficiente, garantindo a qualidade e reduzindo os custos, produzindo e estocando a maior parte da produção, já no Toyotismo, onde o modo de produção era capitalista, só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques.

2.1.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

No decorrer dos tempos, surgiram vários autores, com idéias e conceitos parecidos, sobre o patrimônio. Entre eles estão: José Manoel da Costa, Raimundo Aben Athar, e os autores do livro Introdução a Contabilidade; Claudiomiro José Marques, Luiz Fernando Soares da Silva e Marcelo Resquetti Tarifa.

José Manoel da Costa, explicou o patrimônio, como um conjunto de riquezas e propriedades de alguém, e estas riquezas e propriedades, vem acompanhadas de direitos e obrigações, as quais estão vinculadas ainda, a sua entidade (empresas, organizações, poder público), e constituem um meio necessário para a realização dos objetivos. A administração de empresa, pratica atos de natureza econômica e financeira, produzindo mutações aumentativas e diminutivas na riqueza (patrimônio) empresarial, também chamados de bens. Para José Manoel, os bens são a parte mais importante que constitui o patrimônio, é a que necessita maior controle, pois o resultado da empresa depende deste. Os bens são expressos em valores monetários, e se fazem úteis, por satisfazerem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com