TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE “ÍNDIO” E DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL DAS SOCIEDADES INDÍGENAS NO BRASIL.

Por:   •  9/8/2022  •  Seminário  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade federal do Vale do São Francisco

Arqueologia e preservação patrimonial

História Indígena I

UNIDADE 1 – O CONCEITO DE “ÍNDIO” E DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL DAS SOCIEDADES INDÍGENAS NO BRASIL.

Atividade 1: como o termo “índio” ou a identificação de pessoas indígenas são abordadas no Texto 1 e o filme “Quem são eles”.

Viveiro de Castro reconhece a figura do “Índio” como qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. Mas com as discussões voltada em torno da invasão da Amazônia em que se buscava traçar uma identidade para quem era o índio, onde a exclusão de grupos seriam que, por acompanharem um processo de modernização social, esses grupos também perderiam suas identidades.

Para além dessas discussões, questionamentos levantados sobre a etnicidade. Quem estaria apto para responder, ou definir quem eram os índios? se reconhecer como índio para além de um processo histórico, é também político, onde vários contextos, excluíam o índio ao direito de suas terras para o mercado de trabalho.

Importante salientar no texto de Viveiro de Castro que “Há indivíduos indígenas porque eles são membros de comunidades indígenas, e não o inverso.” Definir o índio dentro de um processo de descaracterização de identidade onde através dos aspectos político religiosos, o estado via essa inserção de novas culturas, pretexto para a impor e explorar em territórios que historicamente pertencia a comunidade indígenas. Essa individualização do índio como comunidade, se fez compreender a descontinuação desse processo, que , apesar da nova cultura imposta , eles poderia “voltar a ser indio” resgatando a sua cultura, historia e o seu passado glorioso de pertencimento a terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com