TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Risco em Epidemiologia

Por:   •  10/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Dirigido – Conceito de Risco em Epidemiologia

Responda as seguintes perguntas com base no texto lido:

  1. Por que os autores falam que “o objeto da Epidemiologia é de natureza probabilística”?

  1. Por que o conceito de risco é importante para a prevenção de doenças?

- Porque é com ele que podemos selecionar quais pessoas precisam de atenção imediata com seu estado de saúde, e geralmente, essas pessoas podem ter alguma doença que pode levar ao agravo.

   A identificação do grupo de risco ajuda também na identificação do grupo de risco, mostra quais doenças tem maior incidência e quais estão sob controle, ou seja, o conceito “ risco” ajuda a promover ações preventivas.

  1. Diferencie os conceitos de risco individual, risco populacional, risco estrutural e risco contingencial. Cite um exemplo para cada um deles.

-Risco individual: Conceito clinico; é para a comunidade ausente ou muito baixa, ou seja, são microrganismo, mas que possui baixa probabilidade de provocar infecções no homem ou animal.

-Risco populacional: Conceito epidemiológico; “Por exemplo: uma população de aposentados está mais sujeita a determinadas doenças, por conta da faixa etária,

-Risco estrutural:

-Risco contingencial: Promoção da saúde; é um acontecimento de ocorrência possivelmente incerta, como uma emergência.

  1. Defina o conceito de vulnerabilidade e qual a sua relação com o conceito de risco.

A vulnerabilidade pode ser conceituada como uma situação de risco. Significa que pessoas ou comunidades estão numa situação de fragilidade, seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros - e por isso estão mais vulneráveis ao que possa advir dessa exposição. Ou seja, vulnerabilidade como o grau de suscetibilidade ou de risco a que está exposta uma população em sofrer danos por desastres naturais.

    A relação de vulnerabilidade e risco são importantes para interpretação do processo saúde-doença, considerando que o risco indica probabilidades e a vulnerabilidade é um indicador da iniqüidade e da desigualdade social. A vulnerabilidade antecede ao risco e determina os diferentes riscos de se infectar, adoecer e morrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com