TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

            [pic 1]   ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

ALCIONE CORREA DE MELO

 RA 9370305456

ALESSANDRA DO NASCIMENTO BARROS HARDOIM

 RA 9370919960

ERCILAINE MACHADO DE SOUZA DE AZEREDO

 RA 9676458180

NOÉLIA JULIÃO ALMEIDA DA SILVA

  RA 9365849294

WAGNER SANTOS DA SILVA

RA 9610513859

                       

             SERVIÇO SOCIAL

        DESAFIO PROFISSIONAL

 

    TUTORA: RENATA GOMES

   

        SÃO GONÇALO

            30/03/2015

 

ALCIONE CORREA DE MELO

 RA 9370305456

ALESSANDRA DO NASCIMENTO BARROS HARDOIM

 RA 9370919960

ERCILAINE MACHADO DE SOUZA DE AZEREDO

 RA 9676458180

NOÉLIA JULIÃO ALMEIDA DA SILVA

  RA 9365849294

WAGNER SANTOS DA SILVA

RA 9610513859

DESAFIO PROFISSIONAL

[pic 2]

...“Nós poderíamos ser muito melhores

Se não quiséssemos ser tão bons “...

(Sigmund Freud)

SÃO GONÇALO

                                                                                2015-03-30

   Passo 1

   As transformações que o período da Ditadura trouxe para a Psicologia.

  As lutas coletivas no momento citado e o desenvolvimento da psicologia têm grande êxito para profissão já que destaca se a instabilidade e divergências da sociedade e toda política nacional, durante todo o período que compreende a ditadura.

 As realizações da psicologia, nesse período, seja como área de saber, seja como campo de praticas submetidas aos interesses dominantes ou a eles opostas, deram grande impulso a seu desenvolvimento, arquitetando as condições para seu desenvolvimento como profissão.  

  Conclui se assim que esse período constituiu se em um campo rico de contradições na psicologia, conseqüência do momento vivido pela sociedade brasileira como um 
todo que sob o jugo de uma ditadura militar, enfrentava o estado de exceções criando formas de resistência que se expressavam por casa vez mais ampla luta pela democratização do país.

  Pode-se afirmar, assim, que a Psicologia no Brasil passou por significativas transformações nesse período que se seguiu à regulamentação da profissão. Das limitações teóricas e da escassez de mercado de trabalho, da precariedade de formação de grande contingente de formandos, das limitações dos campos de atuação, do comprometimento com interesses dominantes à crítica que identificava as contradições e buscava a superação tanto de suas teorias como de suas modalidades práticas, buscando comprometer-se com os interesses e necessidades da maioria da população, a Psicologia caminhou para um novo patamar de produção e para um salto qualitativo em sua atuação profissional.

  Foi nessa condição que a Psicologia logrou, nesse período, um desenvolvimento sem precedentes, ampliando gradativamente seu espectro de atuação e buscando respostas para os problemas sociais, inicialmente no interior dos campos tradicionais: educação, trabalho e clínica, e, posteriormente, ensaiando e implantando novas modalidades de intervenção, como a Psicologia comunitária, a  Psicologia hospitalar (que mais tarde se expande para a saúde) e a Psicologia jurídica, entre outras, que se consolidariam e ampliariam sua capacidade de responder às demandas antes não atendidas e a outras acarretadas por problemas sociais então emergentes. Em outras palavras, a Psicologia passou a se preocupar com a maioria da população e seus problemas, com um claro compromisso social, tendo em vista a transformação da sociedade.

   Passo 2

Principais acontecimentos que marcaram o Serviço Social durante o período da Ditadura.

 Em resumo a época da ditadura foi um momento crucial para o serviço social Na ditadura, a "questão social", foi enfrentada por parte do Estado e do empresariado através da repressão e da assistência. A assistência via-se expandir criando o mercado nacional de trabalho para o Serviço Social. Ao mesmo tempo, os serviços sociais começaram a ser explorados como fonte de acumulação do capital, e não apenas como instrumentos de redistribuição de renda.

Nesse período tem início, ou a perspectiva de crítica ao serviço social tradicional.

Passamos a ter duas vertentes sobre o serviço social que podemos chamar de conservadora e mudancista. A primeira vai dando lugar para a segunda no campo da doutrina social da igreja e passa-se ao surgimento das correntes psicológicas e sociológicas.

  Destaca-se o Positivismo e Funcionalismo, os métodos também são sistematizados e o foco passa a ser não mais o indivíduo, mas a comunidade.

A conscientização da exploração, opressão e dominação e a insatisfação dos profissionais levam então a perspectiva de uma mudança social.

O regime político concentra suas forças na doutrina de segurança nacional e desenvolvimento, no anti marxismo e no pensamento católico conservador, vetando assim os interesses dos assistentes sociais que buscavam o interesse

Dos setores populares.

Com tudo isso não resta outra saída a não ser a de assumir uma prática por parte dos assistentes sociais, modernizadora, e isto marca o momento inicial do movimento de reconceituação do serviço social no Brasil.

Passa a buscar meios de desvincular-se do conservadorismo e alcançar um novo perfil profissional. É ai que surgem documentos de grande valia que definem a  função, os princípios e outras importantes e significativas definições para a reconceituação do serviço social e são estes os documentos: Araxá (foi uma das primeiras iniciativas de teorização do Serviço Social, onde se identificou entre outras coisas, a Natureza, Objetivos, Funções, Metodologia, Vinculação entre a teoria e a prática.), Teresópolis (Equivale à plena adequação do Serviço Social à ambiência própria da “modernização conservadora” conduzida pelo Estado ditatorial em beneficio do grande capital e às características socioeconômicas e político - institucionais do desenvolvimento capitalista ocorrente em seus limites,Sumaré (foi de suma importância para o desenvolvimento de uma posição crítica da categoria profissional, tendo em vista os temas problematizados e os encaminhamentos oriundos. e Alto de Boa vista que são de suma importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com