TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano e Social

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício: Cite um exemplo de instituição e argumente como esta poderia promover o desenvolvimento humano e social, ou seja, produzir uma sociedade com mais justiça social, igualdade de oportunidades.

Analise como, ao produzir mais desenvolvimento humano e social, se produz mais estabilidade social.

Resposta:

A todo momento podemos identificar algo que está em desenvolvimento, como ideias, empresas, instituições etc. Porém, o que é desenvolvimento? Desenvolvimento está totalmente ligado ao processo de crescimento ou avanço de algo.

De acordo com a Wikipedia Desenvolimento Humano e Social é: “O desenvolvimento humano, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é aquele que situa as pessoas no centro do desenvolvimento, promovendo a realização do seu potencial, o aumento de suas possibilidades e o desfrute da liberdade de viver a vida que elas desejam. A publicação mais importante sobre o desenvolvimento humano é o Informe Anual Mundial sobre el Desarrollo Humano, do PNUD. O PNUD desenvolve dois importantes indicadores: o índice de desenvolvimento humano e o índice de pobreza multidimensional.“

O desenvolvimento humano e social é de extrema importância para qualquer país, sendo algo não exclusivo do Brasil.

Um grande exemplo de instituição é a família, sendo ela a primeira instituição a qual somos integrados. Através da família recebemos as primeiras referências de caráter, postura, respeito e é com a família que temos as primeiras interações com pessoas de diferentes personalidades.

A família tem a capacidade de moldar a índole de uma pessoa, devido a isso a família acaba promovendo o desenvolvimento pessoal e social desse indivíduo em diversos aspectos, como ensinar os princípios da ética e cidadania para que o mesmo cresça e se torna um cidadão capaz de interagir em qualquer grupo social.

Ao termos uma família estruturada futuramente teremos cada vez mais jovens preparados e capacitados para mudar a situação de desigualdade em que a sociedade se encontra. Com o aumento da capacitação desses jovens será possível gerar uma sociedade cada vez mais estável.

Bibliografia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com