TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Desenvolvimento Sustentável

Curso: Serviço Social

Professor: Letícia Cristina Bizarro Barbosa

Nome do aluno:

Data: 13/09/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A presente AD trata-se de uma atividade de pesquisa e extensão e você precisará entrevistar um empresário da sua região e propor soluções sustentáveis de acordo com o conteúdo aprendido nesta Unidade de Aprendizagem de Desenvolvimento Sustentável.

Para realizar a entrevista, utilize o aplicativo do SEBRAE que possui o questionário pronto para ser aplicado.

Para tanto, siga o roteiro da atividade:

  1. Baixe o aplicativo Gestão sustentável Sebrae – Aplicativo para iPhone e Android.
  2. Execute uma vez o questionário para conhecer e cadastrar o seu email no final;
  3. Aplique o questionário em uma empresa de sua cidade entrevistando o empresário; A resposta de todo o questionário irá para o seu email; Lembre-se de anotar o nome da empresa e quantidade de funcionários que ela possui;

  1. Suba a AD com: o resultado da pesquisa aplicada com o aplicativo do Sebrae e as propostas de alternativas práticas de sustentabilidade para a empresa que você entende como necessárias e importantes de acordo com o conteúdo aprendido nesta disciplina de Desenvolvimento sustentável. (5,0 pontos)

Nome do Restaurante: Figueiredos Restaurante

Ramo atividade: bares e restaurante

Tempo de Mercado: 05 anos

Localização: Rua Felix de Souza 77

Nº de Funcionários: 12

Slogan: “Coma Bem”

Público Alvo: classe média

Culinária: tipicamente mineira

Empresário: Manoel Milvio Figueiredo Ferreria

Resultado do Gestão Sustentável SEBRAE

1ª Pergunta

Conheço os significados e aplicação na empresa dos temas abordados na gestão sustentável: Responsabilidade Econômica - 'Lucro, mas não a qualquer preço'; Responsabilidade Social - 'Qualidade de vida a todos os seres humanos', e Responsabilidade Ambiental - 'Limites biofísicos do planeta'.

Sua resposta: Conheço todos

Parabéns!

Este é um conhecimento essencial para a compreensão da gestão sustentável das organizações. A leitura de revistas, sites e livros sobre o assunto é um excelente caminho, atualmente muito vasto.

2ª Pergunta

Acesso leitura de sites e revistas ou participo de cursos, palestras, congressos e reuniões sobre gestão e sustentabilidade com a seguinte frequência:

Sua resposta: Diária

Muito bom!

Continue lendo publicações e práticas sustentáveis ou participando de eventos como aprimoramento ao seu conhecimento teórico e prático. O próprio Portal do SEBRAE é uma boa fonte de pesquisa.

3ª Pergunta

Conheço as normas e padrões de excelência da destinação de resíduos, responsabilidade ambiental e da responsabilidade social.

Sua resposta: Totalmente

Parabéns!

Você apresenta obter um conhecimento muito importante para um Líder em Sustentabilidade. Aplicar todo este conhecimento em prol do seu negócio e na sua empresa é um bom caminho para obter resultados sociais, econômicos e ambientais.

4ª Pergunta

A minha empresa executa ações de responsabilidade social, como projetos com foco na educação (conscientização e sustentabilidade), respeito e inclusão a diversidade, respeito as leis de direitos humanos, assinatura do pacto global, ações de apoio ao movimento dos 8 jeitos de mudar o mundo, ações na comunidade onde está inserida:

Sua resposta: Executo com frequência

Parabéns!

A sua empresa caminha para uma gestão sustentável, continue com as práticas já existentes e promova melhorias oportunas, bem como novas práticas que a empresa ainda não faz. Investir na educação de conscientização de todos os stakeholders é uma ótima estratégia empresarial para a gestão longínqua e promissora. Aproveitar as suas ações para agregar valor aos produtos e serviços oferecidos aos clientes, melhorando assim o valor da marca da empresa e abertura de novos mercados globais.

5ª Pergunta

A minha empresa executa ações de responsabilidade ambiental seguindo a legislação vigente do setor, como separação, destinação e tratamento correto dos lixos e resíduos gerados; minimização da geração de desperdícios - água, energia, matéria prima e papel; seleção de fornecedores que adotam as mesmas ações em suas empresas:

Sua resposta: Executo com frequência

Parabéns!

A sua empresa apresenta um modelo de gestão sustentável, continue com as práticas já existentes e promova melhorias oportunas, bem como adoção de novas práticas que a empresa ainda não faz. Investir na educação de consciência de todos os stakeholders é uma ótima estratégia empresarial para a gestão longínqua e promissora. Aproveitar as suas ações para agregar valor aos produtos e serviços oferecidos aos clientes, melhorando assim o valor da marca da empresa e abertura de novos mercados globais. Busque certificações adequadas ao produto/negócio.

6ª Pergunta

A minha empresa executa ações de responsabilidade econômica, como gerenciamento de resíduos gerados na própria empresa, aproveitamento da água da chuva e energia solar, análise de desperdícios e mensuração de economia gerada pelas ações socioambientais; faz investimentos em melhorias internas de estrutura, produtos e processos para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e sociais; analisa oportunidades de negócios com foco a sustentabilidade:

Sua resposta: Executo com frequência

Parabéns!

A sua empresa apresenta uma gestão inovadora, competitiva e sustentável; possui ganhos financeiros com a redução de uso dos recursos naturais e com seus produtos; tem a imagem reconhecida pela sociedade. Poderá, com isso, ter acesso a novas oportunidades de negócios.

7ª Pergunta

A minha empresa adota em sua gestão as normas de destinação e tratamento de resíduos:

Sua resposta: Sim, já temos alguma norma implantada

Parabéns!

Sua empresa é um modelo para a comunidade onde está inserida. Divulgue aos seus stakeholders, mantenha atualizado e faça monitoramento permanente do seu sistema.

Conclusão:

Independente da sua empresa ser ou não ser sustentável, busque sempre se atualizar e compartilhar experiências das suas práticas. 'Somos vorazes', mas o planeta tem limites. Há uma boa saída, atuar de forma criativa e inovadora com a sustentabilidade empresarial. Inove a sua gestão nos processos e produtos, adote atitudes sustentáveis sempre e conte com a parceria do SEBRAE.

Obrigado por participar do Gestão Sustentável SEBRAE.

     Propostas e alternativas práticas de sustentabilidade que propus ao empresário Manoel Milvio, tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (356.6 Kb)   docx (100 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com