TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico De Atuação Do Pedagogo Na Educação Infantil

Por:   •  16/5/2023  •  Tese  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 12

ESTÁGIO I

Escola: UEI Maria Iracema de Araújo Caldas

Fone: 3315.4885

Rua: Augusto da Escóssia, 271 - Paredões

Mossoró - RN, Cep: 59618-070

Email:

Diretora: Lurdinha Nogueira - 988839140

Prof.: Ana Catarina - 999487669

ORIENTAÇÕES:

06 a 10.09 - Diagnóstico de atuação do pedagogo na educação infantil, planos e projetos em vigor.

13 a 30.09 - Regência remoto/ híbrida.

OBSERVAÇÕES:

- TCE - Termo que assegura o aluno no estágio.

- Só podemos iniciar o estágio quando o TCE estiver pronto. Sendo este individual.

- Roteiro de observação virtual - ( em dupla)

- Proposta do Portfólio das atividades da UEI - (em dupla)

- O Portfólio será no período da regência

- Pedir que a professora nos mostre o portfólio dela.

PLANO DE OBSERVAÇÃO VIRTUAL

Curso: Pedagogia Turma: 2021

Disciplina: Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil - 5º período

Professora: Brígida Lima Batista Félix

Estagiários(as): Daniele Porto Bessa Mota e Maria Luiza da Silva Leite.

TAREFA: Em uma lauda, a dupla de estagiários(as) irá fazer um registro da sequência do que foi observado na 1ª etapa do estágio I, conforme o roteiro de observação virtual disponibilizado e explanado no Meet.

ORIENTAÇÃO BÁSICA: O registro do plano de observação deve conter, cronologicamente ou conforme as informações foram obtidas:

Quando e como foi realizado o(s) contatos(s) com a UEI e à escola;

Que documentos foram estudados;

Como aconteceu o contato com a turminha e com a família;

Que dados foram obtidos e como foram informados;

Registrar se todas as informações do roteiro foram obtidas, ou outras não contempladas.

OBSERVAÇÃO: Esse registro de plano faz parte da 2ª nota e vai constar no portfólio final.

Nosso primeiro contato com a UEI Maria Iracema de Araújo Caldas ocorreu via celular por chamada de voz, na terça-feira, dia 17/08/2021. Falamos com a Diretora Maria de Lourdes Nogueira do Couto para sabermos a disponibilidade de vagas para receber as estagiárias, firmamos assim nosso estágio na escola. Na quarta-feira, dia 18/08/2021, combinamos diretamente com Maria de Lourdes pelo WhatsApp o nosso primeiro encontro presencial na escola, esse momento ocorreu na quarta-feira, dia 01/09/2021 pela manhã, onde fomos muito bem recebidas pela diretora e pudemos conhecer alguns profissionais como a secretária e a merendeira. Com a visita na UEI, observamos também a estrutura da escola guiada pela diretora. Constatamos que no espaço havia um lugar de recepção para os alunos; uma sala integral; secretaria; diretoria; sala de mídias; local coberto com parque para as crianças; rampa que dá acesso ao segundo andar; cozinha; refeitório; lugar aberto para atividades secundárias; e quatro salas de aula, com banheiro em cada uma delas. Nesse mesmo dia, levamos o Termo de Compromisso de Estágio - TCE para a Diretora assinar, para que assim, fosse possível realizar o estágio.

Alguns documentos e referenciais teóricos disponibilizados pelas docentes do componente curricular foram estudados, servindo como norte para a nossa atuação durante o período de estágio remoto, sendo eles: as Diretrizes para a Educação Infantil/RN; ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia da Covid-19; o texto sobre projeto na Educação Infantil; a BNCC na Educação Infantil e o plano de atividade; o documento nacional disponibilizado pelo Diário Oficial da União, que fala sobre o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares; a discussão sobre o estágio: diferentes concepções com base em Selma Pimenta; e a leitura Educação Infantil - Projetando e Registrando a Ação Educativa das autoras Circe Mara Marques e Simone Mundstock Jahnke. Além disso, tivemos contribuições na Live sobre o estágio remoto na educação infantil e com a roda de conversa, em que recebemos orientações a partir das experiências das pedagogas convidadas. Não tivemos acesso a nenhum documento oficial disponibilizado pela UEI para nosso estudo, assim como não recebemos o portfólio da professora, pois ainda precisava ser finalizado.

O nosso primeiro contato com a professora da UEI aconteceu pelo WhatsApp, objetivando ter informações iniciais da turma escolhida, bem como conhecê-la previamente. Para isso foi feita uma entrevista com a finalidade de saber qual a forma de ensino e aprendizagem ela adota. Na semana próxima da observação, mantivemos o contato com a educadora, tirando dúvidas e sugerindo uma forma de apresentação para a turma. Como as aulas não ocorrem por videoconferência, produzimos um vídeo de apresentação, possibilitando que as crianças e a família pudessem nos conhecer. O vídeo foi enviado na quarta-feira, dia 08/09/2021, e nesse mesmo dia, a professora nos adicionou no grupo nomeado “Turma do Infantil II”. Fomos recebidas carinhosamente pela educadora, crianças e seus familiares, começando então, o nosso período de observação com 20 horas que durou uma semana (08/09 à 14/09).

Durante a observação, podemos perceber que as aulas da professora eram enviadas pelo WhatsApp, e que aconteciam na segunda, quarta e sexta-feira como síncronas, e terça e quinta-feira como assíncronas. Foi possível observar que a professora tinha todo um cuidado na hora de enviar o conteúdo, saudando primeiramente a turma, e seguindo uma ordem cronológica em sua aula, com oração, conteúdo e atividade. Durante a observação, percebemos que a educadora selecionava links do YouTube, como dança, aulas, e atividades do livro didático Coleção por aqui passou cautelosamente, sempre mantendo diálogos com os familiares. Pelo fato do contexto pandêmico e as aulas serem remotas, percebemos que poucas crianças interagem no momento da aula e/ou entregam as atividades

        Na quarta-feira, dia 15/09/2021, iniciamos o período da regência que durou até o dia 28/09/2021, totalizando 40 horas (duas semanas). Para essa atuação, realizamos os planos de aula conforme a orientação da professora, que ocorriam por um grupo do WhatsApp, criado com o propósito de dialogar e tirar dúvidas com a docente. Como a escola trabalha com projetos, e por ter iniciado a regência no mês de setembro, pensamos em continuar o tema setembro amarelo proposto pela professora no restante da primeira semana, e  trabalhar a árvore e o trânsito nas semanas posteriores. Vale ressaltar que planejamos em conjunto com a educadora, sempre pedindo sugestões, perguntando e apresentando nossas propostas para a avaliação dela. As atividades do planejamento foram pensadas com base no ensino remoto e no WhatsApp, ficando inviável a execução de algumas propostas. Dessa forma, utilizamos as tecnologias e as plataformas ao nosso favor, investimos na ferramenta de edição e criação, o Canva, como também, na elaboração de conteúdo como vídeos e games relacionados ao conteúdo, e produção de Playlists no YouTube de cada dia, objetivando a organização dos conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com